Prefeitura retoma discussões sobre novo aeroporto

14/01/2011 09:51:25 - Jornalista: Simone Noronha

Foto: Chris Costa

Empreendimento seria voltado para entrada e saída de cargas do arranjo produtivo do petróleo e transporte de passageiros

A prefeitura de Macaé está retomando com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) o processo de articulação para a construção de um aeroporto internacional da cidade, além de garantir a ampliação do atual. Em reunião nesta quinta-feira (13) entre representantes da prefeitura e o superintendente da Infraero em Macaé, Hélio Batista, foi criado um grupo de trabalho para aprofundar a questão e levar o assunto diretamente ao ministro da Defesa, Nelson Jobim.

A idéia de construção de um novo aeroporto em Macaé foi lançada em setembro pelo prefeito Riverton Mussi. O empreendimento seria voltado para o gerenciamento de entrada e saída de cargas do arranjo produtivo do petróleo e transporte de passageiros. O principal objetivo é agregar valor à logística de Macaé para que o município - sétimo do país na evolução do Produto Interno Bruto (PIB) do setor de energia - tenha maior competitividade no cenário internacional de negócios.

- Macaé é hoje uma das cidades da América Latina mais importantes para a cadeia produtiva do petróleo, e queremos que o município seja reconhecido como prioritário para que possa requalificar o seu sistema de transporte aéreo. O município cresce e vai crescer ainda mais com o pré-sal e não ter um aeroporto de grande porte prejudica muito a logística não só de Macaé, mas de toda a região. Hoje também estamos concentrando nossas forças no apoio à superintendência regional da Infraero, que está investindo quase R$ 75 milhões na melhoria e ampliação do Aeroporto de Macaé, disse o coordenador geral da Câmara Permanente de Gestão, Romulo Campos.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Cliton da Silva Santos, lembrou que Macaé registra um crescimento econômico anual em torno de 5%, tem a segunda maior rede hoteleira do Estado, terceiro maior centro de convenções do Rio de Janeiro.

- Um novo aeroporto é fundamental para o futuro. Entidades como a IADC (International Association of Drilling Contractors), a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), a Associação Comercial e Industrial (Acim) e Rede Petro apóiam o projeto, afirmou o secretário.

A gerente do Plano Direto de Macaé, Miriam Reid, ressaltou que o município precisa oferecer melhores condições de logística para as empresas do setor de petróleo, principalmente no que diz respeito ao transporte de cargas pesadas.

- Hoje, as empresas sediadas em Macaé que precisam constantemente de peças e equipamentos importados para enviar para as plataformas, e para isso usam os aeroportos do Rio de Janeiro e de São Paulo. Um aeroporto internacional aqui traria muito mais velocidade à logística da indústria do petróleo. Sem contar com o fato de que Macaé é uma cidade estratégica, de fácil acesso à BR-101 e localizada entre os dois principais novos investimentos do estado, o pólo petroquímico de Itaboraí e o Porto do Açu, completou Miriam.

A equipe da prefeitura também pretende cobrar agilidade nas obras de melhoria do atual aeroporto, que vai receber R$ 75 milhões em investimentos. O projeto de melhoria prevê a construção da torre de controle e a ampliação do pátio de manobras e a modernização do terminal.