A comunidade do Sana, em parceria com a prefeitura de Macaé, se reuniu na última sexta-feira (2/06), para dar prosseguimento a uma série de encontros para a organização da Feira do Sana, que deverá acontecer aos sábados e domingos na Casa de Cultura Emílio Gato.
A Feira reunirá artesanato, música, teatro, dança e produtos caseiros da região, com o objetivo de integração e valorização dos artistas locais, como mostra dos produtos da terra aos turistas. A inauguração da feira será no próximo dia 24, e não no dia 14, como fora anunciado anteriormente.
A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda já iniciou o cadastramento dos participantes da feira. Os produtos a serem comercializados passaram por uma equipe de profissionais especializados, que fará a avaliação quanto ao padrão de identificação e qualificação. Na reunião, uma equipe elaborou um folder que será distribuído no portal turístico de entrada do Sana e nos estabelecimentos (pousadas, hotéis e comércio local) contendo informações turísticas, a apresentação dos produtos e eventos oferecidos nos dias de feira.
São parceiras desta iniciativa da comunidade do Sana, a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, a Fundação Macaé de Cultura, a Coordenadoria de Vigilância Sanitária, a Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca (Agrape), a MacaéTur, a Secretaria Municipal de Comunicação Social e a Associação de Pousadas e Hotéis do Sana.
O secretário de Trabalho e Renda, Claudio Bogado, disse estar satisfeito com o andamento das reuniões, que tem por objetivo a interação da sociedade local organizada e a criação desta feira, que será auto-sustentável e com perspectivas futura de expansão.
O secretário disse ainda, que esta ação faz parte do Plano de Desenvolvimento da Região do Sana, traçado em reuniões e cursos ministrados pela Secretaria de Trabalho e Renda para a criação de um turismo auto-sustentável.
Participaram da reunião, cerca de 30 expositores, entre eles, artesãos, músicos e doceiras, além de Claudio Bogado, acompanhado de sua equipe técnica - Robério Fernandes Dias, assessor técnico, e Maria Amélia Neves Gonçalves, coordenadoria de projetos. Também participaram da reunião representantes da Fundação Macaé de Cultura, MacaéTur, Vigilância Sanitária e Agrape.