Foto: Ana Chaffin
Força tarefa para que toda criança esteja plenamente alfabetizada até os oito anos de idade já está dando resultados.
Para cumprir sua primeira meta, “Toda criança plenamente alfabetizada até oito anos de idade”, a Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Educação (Semed), inicia, nesta semana, a orientação aos educadores que atuam nos 1º e 2º anos do ensino fundamental sobre os “Planos Gestores” apresentados pelas escolas à Secretaria em dezembro. Esse trabalho é realizado em encontros quinzenais durante os horários de atividades dos professores e tem como objetivo a sistematização dos trabalhos dentro das especificidades de cada unidade.
Os “Planos Gestores” das escolas são diretrizes que incluem os projetos e as propostas pedagógicas elaborados pelas próprias unidades para atender suas necessidades e objetivos específicos. A Secretaria de Educação escolheu as doze escolas com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mais baixo para iniciar o trabalho, que será posteriormente estendido a toda a rede.
A equipe formada por educadores que atuam em diferentes setores da Semed foi constituída, no início de março, e já concluiu a primeira etapa de trabalho, que constou de uma sondagem sobre o processo de alfabetização com todos os educadores que atuam nos primeiros anos de escolaridade de doze escolas. Mas de cem profissionais responderam os questionários apresentados pela equipe.
A força tarefa da Secretaria de Educação para que toda criança esteja plenamente alfabetizada até oito anos de idade já está dando resultados. “Em consequência do trabalho iniciado nesta semana, foi observado melhor participação dos professores nas reuniões. Temos notado um grande empenho de todos os educadores para alcançarmos essa meta”, frisa o secretário de Educação, Guto Garcia.
Além de buscar o atendimento à primeira meta proposta pela secretaria para este ano, essa iniciativa integra o programa de Formação Continuada dos Professores na escola, outro objetivo da Educação.
A equipe da Semed, formada por uma orientadora educacional, duas orientadoras pedagógicas especializadas em Alfabetização, uma orientadora pedagógica e uma professora orientadora especializadas em Educação Inclusiva e uma professora orientadora com formação em Língua Portuguesa, também já concluiu tanto a análise dos Planos Gestores das unidades de ensino, quanto dos questionários de sondagem.
- Percebemos a mudança de postura do professor quanto à mobilização para se pensar um projeto para a escola, diz Soderline Miguel, orientadora pedagógica especializada em Alfabetização da equipe da Semed. “Verificamos maior adesão do professor aos encontros”, confirma a também pedagoga, Verônica Araújo.
As metas para o ano de 2011 foram apresentadas para os profissionais que atuam na educação durante o Encontro Municipal dos profissionais de Educação, que foi realizado, em janeiro, no auditório da Cidade Universitária. Na ocasião, também foram apresentadas a nova estrutura da Secretaria de Educação, as outras metas, e o projeto Analfabetismo Zero.