Com 67 anos, Altivanir dos Santos conseguiu uma oportunidade de trabalho de empacotador no supermercado ABC Compre Bem. Ele faz parte de um universo de 348 pessoas, que de julho a novembro deste ano foram encaminhadas ao mercado de trabalho pela secretaria de Trabalho e Renda de Macaé (Semtre).
Mas nem todos que se inscrevem no banco de empregos da Semtre têm a mesma sorte. Atualmente, há 3.500 pessoas cadastradas a espera de uma oportunidade. “Grande parte dos trabalhadores têm dificuldade em conseguir um emprego”, explica Suse Ferreira, assessora da Semtre.
Entre os principais motivos está a baixa escolaridade, já que em geral o aceitável no mercado é o ensino fundamental completo. De acordo com assessora da Semtre, para cargos administrativos e de nível técnico o ensino médio completo é imprescindível.
Fatores que também têm dificultado essa inserção é a falta de qualificação, principalmente na área industrial de petróleo. “Nessa área além de exigir formação técnica, é necessário experiência na função”, conta a assessora.
De acordo com Suse, muitos não conseguem identificar oportunidades e aproveitá-las . “Muitos não valorizam ou não se interessam por vagas fora do segmento de petróleo”, frisa. Há, ainda aqueles que não comparecem para entrevista e outros que fazem muitas exigências.
Ela lembra que muitos candidatos não apresentam competências fundamentais como comprometimento, capacidade de trabalhar em equipe e de se adaptar a diversas situações. “Muitos ainda apresentam inabilidade na hora de elaborar o próprio currículo e realçar os pontos fortes”, frisa.
“A equipe da Semtre tem prestado assessoria na tentativa de reverter um pouco esse quadro e assim conseguir fazer a inserção de um número cada vez maior de pessoas no mercado local. Isso faz parte da meta do governo, que é levar desenvolvimento para todos”, relata Claudio Bogado, secretário de Trabalho e Renda. Além da recolocação, a equipe da Semtre presta orientação profissional de como elaborar um currículo e como se portar durante um processo seletivo.
Outra ferramenta disponibilizada pela Semtre tem sido os cursos e palestras com temas focados no mercado de trabalho, como empregabilidade, motivação.