A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta terça-feira (21) o primeiro teste de aceitabilidade com os alunos da rede municipal neste semestre. O objetivo foi realizar um levantamento quanto à aceitação por parte deles para a introdução do mel sachê no cardápio da merenda escolar. O produto é rico em vitaminas e aminoácidos, e é fonte de energia rápida, levando apenas 20 minutos para ser absorvido pelo organismo.
Cerca de 300 alunos participaram do processo de avaliação, aplicado pela Coordenação de Nutrição da Secretaria de Educação e por representantes da empresa Qualivitta. O teste contou com a participação de alunos do Ciep 455 Municipalizado Maringá e da Escola Municipal Professora Sandra Maria de Oliveira Araújo Franco. E como a aprovação do produto foi superior 85%, a rede municipal de ensino poderá incluir o mel sachê no próximo chamamento público para aquisição de gêneros da Agricultura Familiar para fazer parte da merenda das escolas municipais, provavelmente, no próximo ano.
Com isso, cumpre-se o que está descrito na Lei 11.947/2009, que sugere o emprego da alimentação saudável e adequada na merenda escolar. Esta lei tornou obrigatória a aplicação de 30% dos recursos da merenda escolar, provenientes do Governo Federal, na compra de gêneros da agricultura familiar. E, apesar de servir como parâmetro, para valorizar a produção local e reforçar a qualidade nutricional da merenda escolar, a intenção é adquirir ainda mais alimentos da agricultura familiar local. Conforme disse a secretária de Educação, Marilena Garcia, esse é mais um trabalho que cumpre a determinação do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE):
- Com ações como o teste de aceitabilidade, a Secretaria de Educação busca fornecer aos alunos um cardápio nutritivo e agradável, para que se evite qualquer desperdício dos alimentos. A rede municipal está seguindo o que está descrito em lei, já que a alimentação saudável também contribui no processo ensino-aprendizagem - ressalta.
Para o ano de 2012 foram programados três testes de aceitabilidade. Este teste foi o terceiro realizado, já que no primeiro semestre aconteceram os testes com dois tipos de banana passa, em fevereiro e em maio. Além destes, a Secretaria de Educação realizou, nos anos letivos de 2010 e 2011, testes de aceitabilidade com suco da horta e feijão de corda, que foram aprovados e passaram a fazer parte do cardápio das unidades municipais de ensino.
- Fazemos o teste por amostragem com os alunos e, atingindo o número determinado, temos a comprovação metodológica do teste e que ele foi realizado de maneira adequada. Assim o produto pode passar a fazer parte do cardápio da merenda escolar — explicou a coordenadora de Nutrição Escolar, Dina Reis.
No entanto, visando à melhoria constante dos produtos servidos aos alunos, também foi realizada uma análise sensorial, na última sexta-feira (17), com os novos tipos de pão que estão sendo introduzidos na alimentação escolar, como pão de coco, careca e de milho. A análise sensorial é feita com a participação dos profissionais envolvidos com a alimentação escolar ou com a escola. Nesta avaliação, caso o produto seja aprovado por este grupo de pessoas, é dada continuidade no teste com os alunos na escola. Mas, por ser um alimento que já faz parte do cardápio dos estudantes, a análise serviu para verificação da mostra do produto, que foi adequado seguindo as solicitações de modificação na receita a pedido da Nutrição Escolar.