Prefeitura toma medidas para evitar atropelamentos de animais

13/11/2023 16:49:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Assessoria Mobilidade Urbana/Reprodução

Assessoria Mobilidade Urbana/Reprodução

Diante do que aconteceu, no sábado (11), onde uma jaguatirica foi atropelada na RJ-162, a Prefeitura de Macaé está tomando medidas imediatas para evitar novas ocorrências. Não só este felino, mas também outros ameaçados de extinção, como o cachorro do mato, tamanduá, macaco bugio, gato mourisco e preguiça, também sofrem atropelamentos na região.

Nesta segunda-feira (13), o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz, e representantes da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade se reuniram para discutir medidas que contenham o avanço dos atropelamentos da fauna da região.

Estiveram presentes o vereador Tico Jardim, a coordenadora de Políticas Públicas da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, Monique Franco, o coordenador de Fauna, Fernando Barreto, o diretor do Parque Municipal do Atalaia, Alexandre Bezerra, a servidora da Coordenadoria de Políticas Públicas, Cláudia Barreto e o representante da União das Associações de Moradores da Serra (UAS), Liel. Os coordenadores de Trânsito e de Engenharia da Mobilidade Urbana, Fabiano Lima e Antônio Cláudio Marques também participaram.

Durante o encontro, foi decidido que a partir da BR 101, a RJ-168 e RJ-162 receberão sinalização específica, com reforço na região próxima ao Parque Atalaia e Matinha. A Mobilidade Urbana irá implantar sinalizações verticais e horizontais, com placas limitadoras de velocidade, sonorizadores na pista, entre outros, para evitar excessos de velocidade. O Ambiente e Sustentabilidade irá confeccionar placas com conteúdo sobre as espécies existentes na região.

“De imediato faremos sinalizações verticais e horizontais, para alertar os condutores para que reduzam a velocidade nesses trechos para evitarmos novos atropelamentos de animais que correm o risco de extinção”, afirmou Jayme Muniz.

Os biólogos da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade já estão desenvolvendo estudos para buscar uma melhor forma de evitar os atropelamentos da fauna silvestre na região.

“A reunião de hoje é uma ação para resolvermos os constantes atropelamentos na RJ-162”, disse Tico Jardim.

“Queremos que as ações tomadas aqui sirvam de modelo para outros municípios para a preservação destas espécies da nossa fauna”, declarou Alexandre Bezerra.


Fotos Relacionadas