logo

Prefeitura trabalha para minimizar efeitos da chuva

26/10/2007 12:46:29 - Jornalista: Catarina Brust

A Macaé Trânsito e Transporte (Mactran), Defesa Civil municipal e estadual e a Petrobras trabalham desde 16h de quinta-feira (25), para efetuar a retirada de água que provocou alagamento no bairro do Novo Cavaleiros e um trecho da RJ-106, na altura do Terminal Lagoa. O trânsito da rodovia está em meia pista, por isso a Mactran, que controla o tráfego de veículos na cidade, pede que os motoristas evitem passar pelo local e se desloquem pela BR-101. A previsão é que a RJ-106 seja liberada por volta das 14h, desta sexta-feira (26).

O nível da água no local vem baixando gradativamente. A Petrobras cedeu duas bombas de alta vazão, cada uma com capacidade de 300 metros cúbicos por hora, e equipe treinada composta por 23 pessoas para realizar o serviço.

O trabalho no local é coordenado pela Defesa Civil Estadual em conjunto com o Corpo de Bombeiros, Mactran, secretarias executivas de Meio Ambiente, de Serviços Públicos e de Obras, com apoio da Defesa Civil de Macaé e Polícia Militar (Batalhão de Polícia de Vias Especiais). A Guarda Municipal de Rio das Ostras efetuou o desvio do trânsito no município para a Br-101, no sentido Macaé.

- Estamos coordenando o trânsito em meia pista na Rodovia RJ-106, até que a retirada da água acumula pela chuva termine. Assim que a Defesa Civil autorizar a liberação da pista, o trânsito será normalizado na área – explica o diretor presidente da Mactran, coronel Lúcio Aracati.

A população do Novo Cavaleiros, um dos bairros mais atingidos pelas chuvas, também participou como voluntária na retirada da água. “O sucesso da operação realizada nessa área teve grande índice de aprovação, devido a conjunção de esforços de todos os órgãos envolvidos e dos voluntários”, observa o tenente coronel Renato Caldas Farias, coordenador regional de Defesa Civil e Comandante do 9º Batalhão do Corpo de Bombeiros.

A Petrobras deslocou efetivo do Centro de Defesa Ambiental da UN-BC (CDA) para participar da operação. “Vinte e três pessoas treinadas estão desde 16h de quinta-feira trabalhando no escoamento da água. A Petrobras mantém entrosamento constante com os órgãos públicos, sempre colaborando com a sociedade. Equipes do CDA do Rio de Janeiro e do Espírito Santo estão de sobreaviso caso volte a chover na região”, informa Renato Amorim, gestor do CDA da UN-BC.

Canal Extravasor – Desde o início da chuva na última quarta-feira (24), a secretaria Executiva de Meio Ambiente (Sema) está monitorando o nível de água da Lagoa de Imboassica e dos canais de escoamento. Nesta manhã de sexta-feira (26), a Sema foi autorizada pela Fundação Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla) a realizar a operação da abertura do canal extravasor para evitar novos problemas de cheia nos bairros vizinhos a Lagoa.