O Novo Cavaleiros fica situado em área com cota baixa, próximo à Lagoa de Imboassica. Com as fortes chuvas que caíram sobre Macaé por mais de 24 horas, o bairro voltou a ter as ruas alagadas. Para agilizar o escoamento, a prefeitura usa bombas de sucção de alta performance. Desta vez, além das duas bombas emprestadas pela Petrobras, a secretaria Executiva de Obras (Semob) instalou, na tarde desta quinta-feira (17), mais duas outras bombas locadas pela prefeitura, para agilizar ainda mais a vazão de água.
Segundo informou o secretário Executivo de Obras, Mário Bucker, as águas estão sendo escoadas em direção à Lagoa de Imboassica, através de grandes tubos, que atravessavam a Rodovia Amaral Peixoto, onde o trânsito de uma das pistas foi desviado pela prefeitura.
- As águas estão sendo escoadas em direção à lagoa que estava muito cheia e teve sua barra aberta pela população do bairro. Com a abertura da barra e o uso das bombas de sucção de alta performance, acreditamos que as águas escoarão mais rápido.
Mário Bucker informou que a Semob continua o monitoramento em toda a cidade. Foram instaladas bombas de sucção na Fronteira e no centro da cidade, para agilizar a vazão das águas. “Também estão sendo monitoradas e funcionando a toda carga as bombas de sucção da Télio Barreto”, disse o secretário, acrescentando que além da Semob e da secretaria Especial de Infra-estrutura Urbana, as secretarias de Serviços Públicos, Meio Ambiente e a Defesa Civil estão em alerta, para ajudar a população no que for preciso.
Outra ação realizada pela Semob, para amenizar os problemas causados pelas fortes chuvas que caíram em Macaé desde a noite de terça-feira (15), foi a instalação de uma nova rede de escoamento de águas pluviais no bairro Malvinas. Essa ação foi emergencial e realizada à noite, para ajudar no escoamento das águas na parte mais baixa o bairro.
- Na nova rede, com extensão em torno de 200 metros, foram empregadas manilhas de 200 milímetros. A rede foi instalada emergencialmente para ajudar a desafogar as ruas D e outras situadas na parte mais baixa da localidade, que sofreu alagamento por conta da alta da maré e cheia do rio e canais que passam nas proximidades do bairro, por causa das chuvas – disse Mário Bucker.
O secretário ressaltou o apoio da Petrobras que novamente emprestou ao município as bombas de sucção, através do Centro de Defesa Ambiental (CDA) da Bacia de Campos. “O Centro foi acionado e prontamente atendeu às solicitações da prefeitura”, concluiu Mário Bucker.
Defesa Civil
No município, da 0h de quarta-feira (16) até às 7h desta quinta-feira (17), foram registrados 194 mm de chuva. O índice histórico para o mês de abril em Macaé é de 100.5 mm. De acordo com a Defesa Civil, foram registradas até o momento, 60 ocorrências pelo telefone 199, que funciona 24h. As ocorrências são de locais de alagamentos e áreas de risco.
Quatro equipes da Defesa Civil munidas de motobombas (bombas de sucção) continuam trabalhando nas localidades mais atingidas. Os agentes fizeram a remoção de duas famílias que ficaram desabrigadas no bairro Engenho da Praia, e seis pessoas do bairro Novo Cavaleiros ficaram desalojadas. Todos estão recebendo toda assistência e estão abrigados na Pousada Brisa da Costa, no Barreto.