logo

Prefeitura vai à Praça Veríssimo de Mello para conscientizar população sobre tuberculose

27/03/2014 15:32:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Maurício Porão

Informações sobre a doença foram passadas ao público que compareceu à praça

A Prefeitura de Macaé ocupou espaço na Praça Veríssimo de Mello nos períodos da manhã e da tarde desta quinta-feira (27) para conscientizar a população sobre o que é tuberculose, como prevenir essa doença, como ela deve ser tratada, as formas de contágio, sintomas e onde os portadores recebem tratamento em Macaé. Seis agentes de saúde do Programa de Pneumologia Sanitária da secretaria de Saúde deram essas explicações aos munícipes.

Só no período da manhã, 150 pessoas haviam recebido as orientações do setor. As pessoas que transitavam nesse espaço público assistiram a uma peça teatral feita pelos atores do Grutas – Grupo de Teatro Artes em Saúde, que passaram essas mensagens numa esquete de 15 minutos.

Segundo o enfermeiro do programa, Geneci Nascimento Moraes, o tratamento contra tuberculose dura seis meses e deve ser concluído com medicação intensa. Caso contrário, havendo interrupção, o bacilo pode retornar com mais força, mais resistência. Nesta circunstância, o Programa de Pneumologia Sanitária insere medicações novas e mais fortes para combater o bacilo e isso enfraquece ainda mais o corpo do doente.

Os funcionários do programa da secretaria de Saúde divulgaram, através de folhetos para o público presente, informações sobre a doença. Em Macaé, o Programa de Pneumologia Sanitária funciona no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, sala 17, Rua Tenente Coronel Amado, 125, Centro – Macaé.

Panfletos

Nos panfletos, distribuídos pela equipe do programa, há uma linguagem simples e direta: “tuberculose é uma doença causada por uma bactéria que ataca principalmente os pulmões, mas pode também ocorrer em outras partes do corpo, como ossos, rins e meninges”.

Outras informações contidas nos folhetos referem-se a como prevenir essa doença, como por exemplo, evitar ambientes fechados e mal ventilados, que favorecem a transmissão da tuberculose. O tratamento só termina quando o médico confirmar a cura por meio de exames. A tuberculose é transmitida de pessoa a pessoa, ao espirrar, tossir ou falar.

Comemoração

A data de 24 de março é mundialmente conhecida como o Dia de combate à Tuberculose. E para reforçar os cuidados em relação a essa doença, o Programa de Pneumologia Sanitária da Secretaria de Saúde, promoveu esse evento na praça.

No ano passado foram 127 casos de tuberculose em Macaé, notificados no banco de dados municipal. A coordenação e o ambulatório do programa conta com o trabalho de uma equipe multiprofissional, que oferece tratamentos específicos para Tuberculose e doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, além de fazer exames de imagem e laboratoriais.

No Brasil e no mundo

O Dia Mundial da Tuberculose foi lançado, em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares.

A data foi uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrido em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch. Este foi um grande passo na luta pelo controle e eliminação da doença que, na época, vitimou grande parcela da população mundial e hoje persiste com oito milhões de doentes e três milhões de mortes anuais.

No Brasil, são 50 milhões de infectados e uma média anual de aproximadamente 100 mil casos novos e seis mil óbitos pela enfermidade. Cada paciente pulmonar bacilífero (BK+), se não tratado, pode infectar em média dez a 15 pessoas por ano. A tuberculose infecta pessoas em todos os países do mundo, tanto ricos como pobres. Contudo, a pobreza, desnutrição, más condições sanitárias e alta densidade populacional são fatores que contribuem para a disseminação da doença.