logo

Prefeitura vai ceder instalações para cursos de qualificação do Prominp

25/04/2007 17:08:23 - Jornalista: Janira Braga

O prefeito Riverton Mussi anunciou, nesta quarta-feira (25), que o governo municipal vai ceder as instalações físicas necessárias para a implantação do treinamento de qualificação profissional do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp). A estrutura do Restaurante-Escola, dentro da Incubadora de Cooperativas, será um dos locais aproveitados pelo Prominp, que terá em Macaé um pólo de qualificação regional.

O anúncio foi feito durante reunião com o gerente de Petróleo e Gás da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Ziney Marques, o secretário de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado e a coordenadora de Petróleo e Gás da Firjan, Sônia Costa.

- Nosso objetivo é criar oportunidades de emprego e renda para o munícipe, que é conseqüência da qualificação e da preparação profissional do cidadão. Com o Prominp, pretendemos ampliar vagas de treinamento para nossos jovens, já que o programa é voltado para a qualificação dentro da cadeia produtiva do petróleo e gás – destacou o prefeito.

A expectativa é que cerca de dois mil jovens de Macaé e outras cidades da Bacia de Campos iniciem os cursos de qualificação no segundo semestre. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que faz parte do Sistema Firjan, será a entidade de ensino de referência e executora dos cursos. O programa de qualificação dentro do Prominp envolve a prefeitura, por meio da secretaria de Trabalho e Renda, o Sistema Firjan/Senai e a Petrobras.

O gerente de Petróleo e Gás da Firjan, Ziney Marques, explicou que após a implantação do Prominp em 2003 pelo governo federal, foi criado o Fórum Regional da Bacia de Campos para o desenvolvimento do projeto na região.

- Será implantado o programa de treinamento a partir da demanda levantada pela Petrobras. Os cursos serão ministrados por instrutores preparados, em instalações adequadas e turmas com até 16 alunos para o rendimento ser total - disse.

Segundo Ziney Marques, uma das preocupações do Sistema Firjan é com a empregabilidade e o Prominp, que visa fomentar a participação da indústria nacional de bens e serviços de forma competitiva e sustentável, na implantação de projetos de petróleo e gás, vai gerar emprego local.

- A reunião com o prefeito mostrou a visão social do governo de imprimir um ritmo dinâmico nas ações – ressaltou o gerente, acrescentando que o programa vai contribuir na geração de empregos mais qualificados.

Cláudio Bogado: ‘Comunidade será inserida dentro do processo de qualificação’

O secretário de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado, pontuou que o programa de treinamento do Prominp possui foco no desenvolvimento regional.

- Macaé sai na frente na preocupação pelo progresso da região e a proposta é que a comunidade macaense seja inserida dentro do processo de qualificação e perfil estabelecido pelo Prominp - observou Bogado.

De acordo com o secretário, o Restaurante-Escola – instalado dentro dos padrões estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – foi aprovado pelo Sistema Firjan/Senai e pela Petrobras como um local para as aulas de hotelaria marítima.

- Nossa proposta é, além de fomentar o desenvolvimento regional, fortalecer a ação de aproveitamento da mão-de-obra residente em Macaé, com aproximação junto à comunidade – disse, acrescentado que outros cursos identificados como prioritários serão voltados para formar profissionais para caldeiraria, além de auxiliares de movimentação de cargas, pintores industrial, projetistas, entre outros, com foco na indústria do petróleo e gás.