logo

Prefeitura vai ceder prédio para sede própria da Amac

27/12/2007 16:02:47 - Jornalista: Simone Noronha

Uma das 69 entidades assistenciais que recebem subvenção da prefeitura, a Associação Macaense de Apoio ao Cego (Amac) terá a sua sede própria em 2008. A novidade foi anunciada nesta quinta-feira (27) pelo prefeito Riverton Mussi, durante a inauguração da sede própria da Sociedade de Ensino e Terapia Macaense (Sentron), construída pela Petrobras em um terreno de 2,5 mil metros quadrados doado pela prefeitura.

Durante a solenidade, o prefeito lembrou da importância das instituições assistenciais para a comunidade macaense. “É por isso que a prefeitura é sempre parceria de entidades como o Sentron, a Amac, o grupo Portadores da Alegria, a Associação Macaense dos Deficientes Auditivos (Amada) e tantas outras”, comentou Riverton, lembrando que, por ano, a prefeitura repassa R$ 17 milhões para estas instituições. O Sentron recebe o apoio da prefeitura com funcionários e com bolsas de estudos.

Em uma solenidade regada a muita emoção, pais e profissionais que atuam no Sentron - carinhosamente conhecido como escola Sentrinho – aproveitaram para comemorar os 18 anos da entidade. A diretora da instituição, Rita Manhães, ressaltou a importância do novo espaço para as crianças e adolescentes atendidos. “Hoje é um dia de vitória e conquista para nós. O portador de deficiência sempre foi relegado ao segundo plano. Agora, temos um espaço para que todos sejam atendidos com a dignidade que merecem”, afirmou, agradecendo à prefeitura, à Petrobras e a outras empresas pelo apoio.

O gerente geral da Unidade de Negócios da Petrobras da Bacia de Campos, Carlos Eugênio da Resurreição, ressaltou a importância das parcerias firmadas entre a empresa e a prefeitura. “A prefeitura tem sido uma grande parceira da Petrobras nas ações de responsabilidade social, como esta do Sentrinho”, afirmou. O gerente também não escondeu a emoção durante a solenidade. “Para mim é uma dádiva estar participando desta história, em um mês em que a Petrobras está comemorando tantas outras vitórias, como a descoberta de novos campos produtores e o marco de produção de dois milhões de barris diários de óleo”, completou.

Apoio aos portadores de necessidades especiais

A escola Sentrinho foi criada em 1989 pela historiadora Rita Manhães, que em sua casa começou a fazer atividades com seis crianças com dificuldades neurológicas. A proposta era fazer uma escola cuja filosofia de trabalho unisse educação com o processo terapêutico. Desde 1994, a escola passou a ter apoio da Petrobras, que junto com outras empresas também apóiam o Projeto Sentrinho de Música, com shows com renda revertida para a entidade.

Em 2000, a instituição foi integrada ao Programa Avançado de Assistência e Tratamento a Pessoas Especiais (Pate), o que possibilitou o repasse de verbas, através da Unidade de Negócios da Bacia de Campos, para a construção da sede própria. A prefeitura fez a doação do terreno, no bairro Riviera. As novas instalações, com 678 metros quadrados de área construída vão permitir o aumento de atendimentos. O projeto arquitetônico foi idealizado de forma a garantir o conforto e facilitar a acessibilidade dos alunos pelas instalações.