O prefeito Riverton Mussi (PSDB) visitou na tarde desta terça-feira (10) a área de 150 mil metros quadrados no Bosque Azul, no bairro Ajuda, onde serão construídas 300 unidades habitacionais para famílias que foram atingidas pela última enchente. Famílias que moram em áreas de risco, como a população ribeirinha, também serão beneficiadas. Cerca de 1,2 mil pessoas vão morar nas unidades.
As máquinas da prefeitura estão fazendo a terraplanagem da área, que foi desapropriada no governo passado. De acordo com o prefeito, as unidades habitacionais serão construídas simultaneamente com as obras de infra-estrutura urbana do local. “Vamos fazer a drenagem, construção das redes de esgoto, de água pluvial e de água potável, além do saneamento”, destacou Riverton, acrescentando que o conjunto habitacional terá uma mini-Estação de Tratamento de Esgoto para tratar o esgoto das residências locais.
A licitação foi feita em caráter de emergência. Segundo o prefeito, as residências serão de um e dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço. O prefeito informou que será feita toda a urbanização da área após a conclusão das obras, com a construção de creche, escola e praças. O custo médio de cada casa será de R$ 22 mil. “A partir do próximo dia 20, damos início à construção das unidades habitacionais”, frisou. Riverton detalhou que as casas e apartamentos terão de um a dois quartos, sala, cozinha, copa e banheiro. O Bosque Azul fica entre a Linha Azul e o Aeroporto.
- As casas fazem parte do projeto Condomínio Cidadão, que une um grupo de família com características semelhantes em no máximo 150 unidades – disse. Na área da Ajuda, serão inicialmente dois condomínios, mas o objetivo da prefeitura é estender o projeto e construir no total mil casas no Bosque Azul. O prazo estimado para entrega das 300 unidades habitacionais é em setembro.
De acordo com o presidente da Empresa Municipal de Habitação, Urbanismo, Saneamento e Águas (EMHUSA), José Cabral da Silveira, que acompanhou o prefeito na visita, as famílias beneficiadas com as casas estão passando por avaliação e acompanhamento da Promoção Social da prefeitura. “Os moradores do condomínio serão as pessoas atingidas pela última enchente e moradores de áreas de riscos”, ratificou.
A EMHUSA estuda também a possibilidade de construção de 200 casas em outro lote no Bosque Azul para servidores públicos, através de financiamento. O secretário de Obras e Urbanismo, José Tadeu Campos, também acompanhou a visita.
Apartamentos - Riverton anunciou também para breve, a construção de 500 apartamentos em sistema de condomínio fechado, sendo 100 unidades em cada condomínio. Cada apartamento terá 45 metros quadrados, composto de sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço. O condomínio terá infra estrutura completa feita pela prefeitura, com escola, creche, posto policial, posto de saúde e centro administrativo e uma área destinada ao comércio. As áreas onde as casa serão construídas fica na localidade da Ajuda e o terreno está sendo preparado, passando pelo processo de terraplenagem.
O prefeito informou ainda, que a partir de primeiro de junho, cerca de 100 assistentes sociais que passaram nos concursos públicos dos anos de 2001 e 2004 estarão tomando posse. “Esses novos profissionais é que vão fazer a seleção das famílias. A família, para ter direito à casa, primeiro passará por uma triagem, realizada pelas assistentes sociais. A partir daí é que a família poderá residir no imóvel. Mas a prioridade é para quem de fato precisa”, finalizou.