logo

Prefeitura vai construir casas populares para mulheres “chefes” de família

24/04/2007 18:06:27 - Jornalista: Catarina Brust

Na abertura da II Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, anunciou o início da construção de 50 casas populares para atender às mulheres “chefes” de família. Outro projeto direcionado às mulheres é a criação do Condomínio Melhor Idade, onde serão construídas 30 unidades adaptadas para a terceira idade. As residências serão construídas no Bosque Azul.

O prefeito informou também que o Hospital da Mulher será inaugurado este ano e que a prefeitura vai implantar cursos de qualificação profissional na área de petróleo para as mulheres através da secretaria Municipal de Trabalho e Renda. Riverton Mussi anunciou ainda que aguarda a liberação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) para começar a substituição da iluminação pública da cidade: cerca de 15 mil pontos de luz, com lâmpadas de 250 e 400 watts.

O evento começou pela manhã e se estendeu durante todo o dia, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro). O prefeito Riverton Mussi, acompanhado da primeira-dama, Márcia Moraes, abriu a II Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. O evento contou com a participação de cerca de 600 pessoas, de Macaé, Cabo Frio, Quissamã, Carapebus, entre outros municípios.

- A Coordenadoria dos Direitos da Mulher (Condim) passará a ser secretaria de Políticas Públicas para a Mulher, através da reforma administrativa que será encaminhada, esta semana, à Câmara Municipal. A Emhusa está autorizada a iniciar as obras das casas populares para mulheres “chefes” de família, que serão construídas com recursos da prefeitura, através da Fábrica de Tijolos, explicou Riverton Mussi.

O Projeto de Lei de autoria da vereadora Marilena Garcia autoriza o chefe do Poder Executivo Municipal a destinar às mulheres “chefes” de família 30% das casas construídas pelo município de Macaé. O prefeito ampliou o projeto e a prefeitura também vai construir unidades para a terceira idade. Até às 14h30, o prefeito despachou no gabinete do Macaé Centro, onde aconteceu a conferência.

A médica Vânia Deveza, Coordenadora Municipal dos Direitos da Mulher e presidente da comissão organizadora da Conferência, ressaltou a importância do evento para o município.

- A conferência é um espaço de discussão para as mulheres trazerem propostas para serem transformadas em ações. Essas propostas serão encaminhadas à conferência estadual e nacional. É bom ver a sala cheia de mulheres preocupadas em debater e trazer projetos ao nosso município e região - ressaltou a coordenadora.

A primeira-dama, Márcia Moraes, também destacou a importância do prefeito de Macaé ter convocado a conferência.

- Para nós mulheres, é de suma importância a realização de eventos como esse. Já avançamos muito em nossas conquistas e ainda temos inúmeros desafios a transpor. Mas, o prefeito é uma pessoa que está sempre inteirada no que acontece e se preocupa também em promover projetos voltados para as mulheres macaenses - lembrou Márcia Moraes. A mãe do prefeito Riverton Mussi, Margarida Mussi Ramos, presidente da Coordenadoria Especial da Terceira Idade (Cetim) também compareceu ao evento.

PMPN – O objetivo da II Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres é avaliar a implementação do Plano Nacional Para as Mulheres 2004/2007 (PMPN) na esfera municipal e analisar a participação política das mulheres nos espaços de poder e elaborar propostas para ampliar sua inserção.

Durante o evento, os grupos de trabalho discutiram os seguintes temas: Educação inclusiva e não-sexista; Saúde da Mulher, Direitos Sexuais e Reprodutivos; Enfrentamento à Violência contra a Mulher; Autonomia, Igualdade no Mundo do Trabalho e Cidadania e Mulheres nos Espaços de Poder.

Na parte da manhã, a palestra foi ministrada por Sônia Lacerda, representante da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. À tarde, diversas autoridades municipais apresentaram as Políticas Públicas Municipais para as Mulheres. O relatório final da Conferência será encaminhado à comissão organizadora da Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres. De Macaé sairão 12 delegadas para a etapa estadual: 12 representantes do governo e 07 da sociedade civil.

O evento contou com o apoio da Petrobras, Transocean, Help Services e Companhia Brasileira de Offshore (CBO). Secretários municipais, as vereadoras de Macaé, Marilena Garcia; Quissamã, Fátima Pacheco; e de Cabo Frio, Ruth Schüller, além de lideranças femininas da cidade e da região participaram do evento.