A prefeitura de Macaé vai contratar uma empresa de auditoria externa para fazer ajustes na folha de pagamento dos cerca de sete mil servidores municipais. De acordo com o secretário de Governo, André Braga, a medida tem como principal objetivo impor maior austeridade nas despesas da prefeitura com o pagamento de gratificações, como diárias de viagens, prêmios de participação e comissões e horas-extras, todas permitidas por lei.
Segundo o secretário, em um levantamento de rotina feito na folha de pagamento de julho, foi verificado um “inchaço” de cerca de 10% na folha, devido ao grande número de pagamentos de gratificações. “Por isso, o prefeito Riverton Mussi decidiu contratar a auditoria. Queremos adotar medidas que ordenem melhor o pagamento desses benefícios, que são direitos do servidor”, disse André Braga.
De acordo com o secretário, a meta é reduzir o impacto do pagamento de benefícios na folha, mas sem prejudicar o servidor. “Cada caso é um caso. As gratificações serão pagas às atividades cujo desempenho dependam de seu pagamento, como é o caso de servidores da área de Saúde e de setores de fiscalização”, explicou.