Visando à criação de um programa de intercâmbio estudantil de Macaé com entidades de ensino do Reino Unido, a prefeitura dá o primeiro passo através da Funemac. Para isso, o presidente da Fundação, professor Jorge Aziz, se reuniu quinta-feira (20), com a gerente de Educação e Treinamento em Petróleo e Gás do British Council, Cristina Palmeira. Participaram também do encontro a subsecretária de Educação Leda Vieira, representando a secretária Milmar Pinheiro, a professora Andréa, o diretor da FeMASS, professor Sérgio Correa, e a assessora jurídica da Fundação Sylene Costa.
Ficou estabelecida a elaboração de programas de bolsas para pós-graduação, graduação e nível médio – cursos técnicos – e a criação de um comitê para gerir todo o processo seletivo, a captação de recursos e sua destinação.
Segundo o professor Jorge Aziz, o grupo gestor vai desenhar o projeto de lei e enviá-lo ao prefeito Riverton Mussi, para quantificar a disponibilidade do orçamento, que deverá ser previsto para os próximos anos de governo. O grupo vai elaborar o edital e levá-lo à Procuradoria com os critérios básicos para a seleção de candidatos. O projeto de lei será submetido à Câmara e depois receberá a sanção do governo, para execução.
Cristina Palmeira afirmou que vai dar prioridade às instituições visitadas pelo prefeito Riverton Mussi no Reino Unido, afirmando ainda que já pediu àqueles estabelecimentos as propostas acertadas, com relação aos cursos técnicos de petróleo e gás, enquanto Jorge Aziz pediu a mesma cooperação de Cristina para bolsas em outras áreas, como hotelaria, segurança no trabalho, meio ambiente, com o que a gerente do British Council concordou.
Segundo Jorge Aziz, o próximo passo é a definição de metas. “A primeira preocupação é com os cursos técnicos, dos estabelecimentos de Macaé”, acentuou. Aziz acertou com os integrantes da reunião que devem ser feitos esforços para que o projeto de lei chegue à Câmara ainda em 2005, e sua publicação aconteça no primeiro semestre de 2006, para que os alunos possam estar em locais como Aberdeen em setembro, quando começa o ano letivo.
O professor Jorge Aziz lembrou que o governo federal é quem faz a mediação de toda cooperação entre municípios e estados brasileiros e organismos estrangeiros, para validar as propostas, tendo em vista a preservação de pontos e aspectos que interessam lhe interesssam.