logo

Prefeitura vai iniciar a construção da ETE da Nova Holanda

13/08/2010 16:00:23 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Ana Chaffin

Receberão pavimentação cinco mil e 500 metros quadrados do bairro

Continuam as ações da prefeitura de Macaé na comunidade de Nova Holanda, que está sendo beneficiada com obras de infraestrutura urbana desde maio de 2009. A prefeitura investe, com recursos próprios, R$ 35.444.130,68 na localidade, que recebe redes de drenagem de águas pluviais, rede de esgoto, pavimentação nas ruas, revisão na rede de água potável, além de outros benefícios complementares.

Todo o bairro será beneficiado. Receberão pavimentação cinco mil e 500 metros quadrados do bairro. As redes de água pluvial e de esgoto vão totalizar 3,6 mil metros. Algumas ruas já estão com a infraestrutura concluída, com as redes já instaladas, pavimentadas, com meios-fios e calçadas.

Segundo informações do engenheiro Santiago Borges, fiscal da Semop na Nova Holanda, vai começar, neste final de ano, a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Nova Holanda para o escoamento do esgoto da localidade. O engenheiro informou que a licença para a construção desta ETE já foi liberada pela Secretaria de Meio Ambiente do município. os

A ETE será construída às margens do canal na Rua 1 e terá capacidade para atender a 50 mil pessoas, captando 74 litros de esgoto por segundo. A estação vai recolher e tratar o esgoto não só da Nova Holanda, mas também dos bairros Nova Esperança, Fronteira e Barra de Macaé. A construção dessa nova ETE está incluída no Programa Água Limpa, de macrodrenagem do município. Com essa obra, a prefeitura avança na ampliação do saneamento básico de Macaé.

Segundo o engenheiro Santiago, neste final de ano, a prioridade das obras no bairro será a construção da ETE, pela necessidade do escoamento do esgoto nas ruas já pavimentadas e com as redes instaladas. A prefeitura também vai prosseguir com a construção dos tanques de drenagem das águas pluviais, um situado em terreno junto ao Ciep Nova Holanda e o outro ao lado do canal que corta o bairro, na Rua 1.

Esses tangues de drenagem são importantes porque a localidade está situada em área baixa, o que dificulta a drenagem das águas pluviais. Cada um desses tanques terá 10 metros de largura, 30 de comprimento e 5 de profundidade e vão absorver 90 mil litros de águas de chuva, facilitando o escoamento do bairro, que será ainda auxiliado com a instalação de bombas de sucção, que serão sempre usadas em caso de chuva mais forte.

Continua a instalação das redes de águas pluviais e de esgoto na Rua Aurélio Cristiano da Silva. Nessa rua, na esquina com a Rua 7, foi concluída a fundação para a construção de uma elevatória para o recolhimento do esgoto. As obras dessa elevatória também continuam.