Macaé vai ganhar um Centro de Especialidades Odontológicas, que vai funcionar no centro da cidade, num imóvel adquirido por desapropriação pela administração municipal. O local passará por adaptações e o projeto, desenvolvido pela Divisão de Engenharia e Arquitetura da Coordenação de Vigilância Sanitária (Cofisa), já está pronto, devendo passar agora pelas fases de orçamento e licitação. As obras, que ficarão sob a responsabilidade da Secretaria de Obras, devem ser iniciadas dentro de 45 dias.
Os secretários de Obras, Tadeu Campos, e de Saúde, Luiz da Penha, acompanhados pelo subscretário de Obras, Mário Bucker, pelo coordenador de Saúde Bucal do município, Paulo Seady, e pelo arquiteto Alexandre Luiz Cordeiro Peixoto, da Cofisa, visitaram o espaço onde funcionará o Centro, na manhã de quinta-feira (29). O objetivo da visita foi discutir as modificações mais adequadas para que o novo Centro possa atender com qualidade o cidadão macaense.
Segundo o arquiteto Alexandre, que com a arquiteta Verônica Pimentel Leite e Santos, foi o responsável pelo projeto, as adaptações vão possibilitar a acessibilidade às pessoas portadoras de deficiências, pois serão feitas dentro dos padrões da NBR 9050/04.
O Centro de Especialidades Odontológicas, uma iniciativa da Coordenação de Saúde Oral da Secretaria de Saúde de Macaé, tem como objetivo promover a melhoria da qualidade do atendimento aos usuários da rede municipal de saúde. Após a inauguração do novo Centro, a Secretaria de Saúde deverá desativar o Pronto Socorro Odontológico 24 horas, situado na Rua Euzébio de Queiroz, próximo ao edifício 10 andares. Este PSO funciona no local desde dezembro de 1996 e o espaço está pequeno para atender à crescente demanda por atendimento na área odontológica no município.
O secretário de Obras, Tadeu Campos, disse que as obras têm prazo de conclusão ainda neste primeiro semestre. “Vamos efetuar as adaptações e vamos fazer revisão nas instalações elétricas e hidráulicas e até o final do semestre o Centro vai estar todo pronto e em funcionamento”, disse Tadeu Campos.
Segundo informou o coordenador de Saúde Bucal, Paulo Seady, os equipamentos para funcionamento do Centro de Especialidades Odontológicas já estão no local e foram enviados pelo Ministério da Saúde através de projetos elaborados pela Coordenação de Saúde Bucal. “O prédio passará por adaptações para se transformar em Centro de Especialidades para atendimento 24 horas em Saúde Bucal e um centro de referência na área para atendimento à população e também para todas as unidades de saúde. Vão funcionar aqui quatro consultórios odontológicos, um laboratório de próteses e uma oficina de equipamentos odontológicos”, explicou.
O secretário de Saúde, Luiz da Penha disse que a unidade também contará com um consultório para atender a portadores de necessidades especiais. “O consultório será equipado com material especializado e pessoal qualificado no atendimento aos pacientes especiais”, disse o secretário, destacando que o espaço vai possibilitar aumentar o número de atendimentos odontológicos no município, além de melhorar o nível deste atendimento.
Outro ponto destacado pelo secretário Luiz da Penha foi o funcionamento do Laboratório de Prótese, que vai baratear o custo das próteses dentárias que a Secretaria de Saúde doa às pessoas carentes, com indicação dos dentistas da rede.
Paulo Seady informou que atualmente a rede municipal de saúde possui 41 postos odontológicos e uma unidade móvel com dois consultórios e que a demanda por atendimento tem sido crescente. “Além dos macaenses, as unidades odontológicas atendem a cerca de 40% de pessoas moradoras fora do município, que buscam a nossa rede para seus problemas de saúde bucal”, concluiu.