A partir de março os recenseadores do Macaé Cidadão, órgão de estatística da prefeitura de Macaé, iniciam uma pesquisa inédita no município: ouvir comerciantes varejistas do Centro, Aroeira e Aeroporto. O objetivo do projeto “Unir e Vencer”, do Sebrae em parceria com a prefeitura, com participação da secretaria municipal de Indústria e Comércio (Semic), é promover o fortalecimento, melhoria de qualidade e competitividade do comércio varejista de Macaé.
A pesquisa é direcionada às micros e pequenas empresas dos setores de comércio e serviços, localizadas na área delimitada pelas praças Washington Luiz e Veríssimo de Melo, e suas transversais, até a Rua Visconde de Quissamã. Também foram incluídas duas ruas do bairro da Aroeira e duas do Parque Aeroporto, onde existe mais concentração de comércio.
- Essa pesquisa vai promover e possibilitar o empresariado macaense fornecer um serviço de melhor qualidade à população, já que o município cresceu muito nesses últimos anos-, destacou o secretário de Indústria e Comércio, Alexandre Gurgel.
A coordenadora do Programa Macaé Cidadão, Amélia Guedes, informou que a pesquisa está prevista para ir a campo no dia 1º de março. “Dia 28 de fevereiro, faremos um treinamento com a equipe, e no dia 1º de março, iniciaremos a pesquisa. A previsão é que a coleta dos dados termine por volta do dia 16. Com o resultado teremos um diagnóstico da classe empresarial das áreas pesquisadas”, informou a coordenadora.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM) e também proprietário da Fábrica Lynce de Bebidas, Francisco Agostinho, aprovou o projeto. “Assim teremos dados concretos sabendo qual época do ano é mais propícia a eventos e cursos para os comerciantes, expectativa de vendas, entre outros. Com essa pesquisa poderemos nos respaldar para darmos informações mais corretas e melhorar nosso atendimento à população”, disse o comerciante.
Karina Sardenberg, analista do Sebrae, informou que o projeto "Unir e Vencer" tem metodologia do Sebrae em parceria com o Senac. "A prefeitura de Macaé e o Sebrae estão realizando esse projeto em parceria que é o primeiro passo para proporcionar ações de capacitação para o fortalecimento do comércio do município", explicou.
O encontro foi realizado durante o almoço mensal da Governança Empresarial de Macaé, realizada nesta terça-feira (13), num restaurante da cidade. O coordenador de Comércio Exterior, Adolfo Moura; o representante da Organização Nacional da Indústria de Petróleo (Onip), Alfredo Renault; o superintendente da Agência Rio, Pedro Ernesto, e representantes da Firjan, do Macaé Shopping e do Grupo de Empresas Prestadoras de Serviços da Indústria de Petróleo e Afins (Geps), também participaram do encontro.