Com objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e a inclusão social da população serrana no desenvolvimento do município, a prefeitura de Macaé, por meio da secretaria Especial de Desenvolvimento Local, vai instalar a escola Técnica Municipal Rural numa área de 20 hectares, em Córrego do Ouro. A escola começa a funcionar no mês de maio, ainda sem data.
Durante a construção da sede da escola, a prefeitura vai reformar a antiga Fábrica de Banana, localizada em uma área de 600 metros quadrados, onde funcionará a atividade da escola técnica enquanto a sede municipal não fica pronta. Os cursos previstos de qualificação profissional para este ano serão os de manejo de gado leiteiro e de corte, psicultura e beneficiamento de alimentos.
- O objetivo da prefeitura é implantar, em pareceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-RJ), o curso Técnico de Meio Ambiente na escola Técnica Rural, sendo que administração municipal fornecerá a infra-estrutura e o Cefet o corpo docente - disse o secretário de Desenvolvimento Local, Jorge Aziz,, responsável pelo projeto.
Segundo o secretário de Trabalho e Renda, Robério Fernandes, a Escola Técnica será importante para a qualificação das pessoas que vivem na zona rural do municipio. ”O prefeito Riverton Mussi está demonstrando com a instalação da Escola Técnica que priorizar a economia, valorizando as atividades rurais como estratégia de desenvolvimento e inclusão social. É um compromisso do município”, explicou.
Já a presidente da Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca (Agrape), Mariana Machado, a escola será válida para o homem do Campo.”A Escola Técnica qualificará a mão-de-obra no campo, fomentando as atividades agropecuárias, proporcionando base para o consumo sustentável com expectativa do homem conhecer novos caminhos para a fitoterapia e a agricultura”, comentou, dizendo o motivo da qualificação do homem do campo é evitar o Êxodo Rural, em busca de melhores condições de sustentabilidade, trocando as áreas rurais para centros urbanos.