A vocação turística do Sana, distrito de Macaé, fez a secretaria de Trabalho e Renda (Semtre) elaborar um projeto da Coordenadoria de Desenvolvimento da Região Serrana. É através dela que serão desenvolvidas políticas públicas de geração de trabalho e renda. O anúncio foi feito, nesta quarta-feira, (dia 29), durante uma reunião entre o secretário Claudio Bogado e empresários da região serrana, no Centro de Estudos Sanitários e Ambientais (CESA), no Sana.
A coordenadoria irá desenvolver ações de geração de trabalho e qualificação profissional, promovendo assim o estímulo ao desenvolvimento econômico da região. Segundo o secretário, a implantação dos cursos de qualificação será feita de acordo com o perfil do lugar. “Identificamos, por exemplo, no Córrego do Ouro que há muitas pessoas que moram lá e trabalham em Macaé”, comentou. De acordo com Bogado, nessa localidade a prefeitura pode oferecer cursos de negócios, onde as pessoas estarão aptas a trabalharem em empresas em Macaé.
O secretário lembrou da experiência da Incubadora, que será aproveitada para a criação de uma cooperativa de artesãos. “Vamos criar outras com foco na região”, disse Bogado. A escola do Trabalhador é outro projeto da prefeitura que se aplica bem ao Sana. “Aqui podemos desenvolver cursos de hotelaria e inclusão digital. Queremos trazer oportunidades de desenvolvimento social”, frisou.
Outras medidas que, segundo Bogado, poderão ser implantadas na Região Serrana são cursos de guias e recepcionistas. O secretário fez também uma ampla explanação da Secretaria, criada para fomentar a geração de trabalho e renda em Macaé.
O secretário finalizou sua apresentação reforçando a necessidade do comprometimento dos empresários com o desenvolvimento dos projetos. “Vocês, tem que fazer sua parte, incentivando seus empregados a participarem dos cursos de qualificação”, comentou.