logo

Prefeitura vai plantar cinco mil arvores na cidade

02/03/2007 17:27:13 - Jornalista: Ludmila Azevedo

A secretaria de Meio Ambiente de Macaé (Semma) plantará cinco mil mudas de árvores, com 1,80 m, em vários pontos da cidade. Para a execução do trabalho foram escolhidas espécies nativas como Ipês, Pau-ferro, Pau-brasil , Sapucaia, Paineira e Sibipiruna. Paralelo a isso, a Semma continuará com seu trabalho de manutenção nos jardins.

Entre os lugares definidos pela equipe da secretaria estão o terreno ao lado do terminal Parque de Tubos, na RJ168 (no trecho do Fórum até a entrada da Linha Azul), Parque da Cidade, orla da Praia Campista, Trevo dos 17 (que vai para região serrana) e Trevo dos 40 (que vai para Campos).

Segundo o coordenador de Arborização e Paisagismo da Semma, Leandro Marinho, o plantio foi uma solicitação do prefeito junto ao secretário de Meio Ambiente, Fernado Marcelo Tavares. “Nos anos anteriores nossas ações se focaram na manutenção e este ano faremos o plantio”, esclarece Marinho.

Desde que foi iniciado o trabalho, em janeiro deste ano, a equipe da Semma já plantou 500 árvores. Na RJ 168, foram feitos adubação das Palmeiras e o plantio de Jacarandá e Sapucaia. “Em frente ao Fórum, foram colocados Ipês e ao lado do Terminal do Parque de Tubos está programado o plantio de Quaresma”, frisa o coordenador. Por enquanto, estão sendo feitas as marcações das covas. “As árvores estão sendo regadas duas vezes ao dia”, diz.

O plantio das árvores, além de embelezar a cidade, irá aumentar a infiltração no solo e oferecer sombreamento. “Já foi comprovado, através de pesquisas, que o plantio de uma árvore num raio de dois quilômetros consegue diminuir a temperatura em 2º C.

O coordenador de Arborização e Paisagismo pede aos moradores e presidentes de Associação de Moradores que desejarem plantar árvores em seus bairros que procurem a Semma para obter informações sobre o plantio correto.

Lei - A equipe da secretaria de Meio Ambiente está em fase final do texto da Lei de Arborização Urbana. A lei vai traçar metas e objetivos, desde o plantio até o corte de árvores no município. “O texto será encaminhado à Procuradoria do município”, explica Marinho.