logo

Prefeitura vai reconstruir ponte incendiada no Imburo

03/11/2005 17:23:30 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A prefeitura de Macaé, através da Secretaria Municipal do Interior, vai reconstruir uma ponte de madeira importante que queimada no Aterrado do Imburo. O fato aconteceu há uma semana e foi comunicado ao presidente da Associação de Moradores do Aterrado do Imburo, Ailton Xavier da Costa, na última sexta-feira. A ponte é importante para o escoamento da produção rural da localidade.

Indo ao local para verificar o que realmente tinha acontecido, Ailton constatou que a ponte sobre um canal do Rio Jurumirim e que sai na Pindoba, no Aterrado do Imburo, havia sido incendiada, ficando parcialmente destruída e sem condições de ser utilizada pelos mais de vinte proprietários da região, impedindo o escoamento da produção leiteira e agrícola. As propriedades rurais ali existentes são produtoras de leite e de hortaliças, frutas, legumes, banana.

- Os proprietários estão isolados, pois os outros acessos para a região não estão em condições de serem usados, por causa das fortes chuvas que vêm caindo no município – disse o presidente da Associação, que esteve na Secretaria Municipal do Interior para levar o problema ao secretário George Jardim, que, imediatamente, comunicou ao prefeito Riverton Mussi, que autorizou a reconstrução da ponte.

Na tarde de quinta-feira, o funcionário da Secretaria do Interior, Neil Jacinto de Carvalho, acompanhado de Ailton Xavier da Costa, esteve no local para fazer a medição do material necessário para já, na próxima segunda-feira, iniciar a reconstrução da ponte.

Segundo informou Ailton, esta ponte foi uma das que tombaram pela força das águas na enchente de 1998, sendo reconstruída pela prefeitura. Para ele, o fogo pode ter sido colocado para espantar mosquitos, por pescadores que usam o local para pesca de traíra. “O fogo deve ter se alastrado, queimando inclusive a vegetação que existe em grande quantidade no córrego”, comentou. Ailton disse que no córrego há muito peixe e que isso atrai muitos pescadores, principalmente nos finais de semana.

– Isso é o que eu suponho, pois ninguém viu nada e não recebi nenhuma denúncia. O fato me foi comunicado por moradores que estão sendo prejudicados pela falta da ponte – disse Ailton, falando também que os pranchões de outra ponte no Aterrado, sobre o Rio Sabiá, serão trocados por estarem com problemas e que a Secretaria do Interior vai também recuperar a estrada cortada pela ponte do Córrego do Jurumirim, visando melhorar o acesso para os produtores locais.