logo

Prefeitura vai reeditar obras de Tonito Parada

26/01/2006 11:08:15 - Jornalista: Simone Noronha

A prefeitura de Macaé vai reeditar livros do historiador Antônio Alvarez Parada, o Tonito Parada. O anúncio foi feito na noite desta quarta-feira (25), durante o lançamento do livro “Cartas da Província” e da exposição de fotos em homenagem ao historiador no Solar dos Mellos. De acordo com o prefeito Riverton Mussi, a reedição dos livros faz parte do projeto de recuperação e preservação da memória do município. “Criamos a Secretaria de Acervo e Patrimônio justamente com este objetivo. Temos que preservar nossas raízes”, disse o prefeito.

A homenagem a Tonito, que faria 80 anos no mês passado, inclui uma exposição de fotos contando a vida do professor, que dedicou boa parte do seu tempo na pesquisa sobre a história do município. As fotos são do acervo da família, e contam desde a infância, passando pelo casamento com Dona Detinha, até palestras proferidas pro Tonito, que trabalhou como professor de Química até a sua morte, em 1986, aos 60 anos. A exposição fica em cartaz até o final de fevereiro no Solar dos Mellos. A partir de março, ela vai percorrer as escolas do município. A exposição foi organizada por Larissa Frossard, Kane Marinho e Vilcson Gavinho.

Descoberto durante pesquisa para a tese de mestrado em Educação da professora e pesquisadora Larissa Frossarf, o livro “Cartas da Província” faz parte do rico acervo pessoal de Tonito Parada. A obra reúne crônicas do historiador publicadas entre 1977 e 1978 no jornal “O Fluminense”, de Niterói, onde semanalmente ele contava, em forma de carta, as novidades e as transformações que Macaé passava na época.

- O livro já estava praticamente pronto. Só tivemos que fazer a revisão e organizar melhor. Na pesquisa, descobri outros dois livros deixados por Tonito, que pretendemos publicar: “Calendário Macaense”, que reúne datas e fatos históricos, “Quem é quem nas ruas de Macaé” e “Setenta anos de poesia em Macaé”. Esses trabalhos só foram descobertos devido à boa vontade de dona Detinha, viúva de Tonito, que nos permitiu pesquisar os acervos da família, disse Larissa Frossard.

De acordo com o secretário de Acervo e Patrimônio, Ricardo Meirelles, a prefeitura deve reeditar ainda este ano o livro “Coisas e Gente de Macaé”. “Todos os cinco livros publicados por Tonito em vida estão esgotados. Nossa intenção é reeditar também “Histórias da Velha Macaé”, “ABC de Macaé” e “Meu nome, crianças é Macaé”. Com isso, estaremos resgatando as principais obras do nosso mais importante historiador”, comentou Ricardo. Os outros dois livros são um trabalho de Química, “Pesquisa de ânios e cântios”, e “Imagens da Macaé Antiga”.

O livro “Cartas da Província” é o segundo lançamento póstumo do histpriador. O primeiro, “Histórias Curtas e Antigas de Macaé”, foi editado pela Petrobras em 1995. “Me sinto muito honrado com esta homenagem. Lembro que era eu quem ia buscar as essas cartas que ele enviava para o Fluminense na rodoviária de Niterói”, comentou o sobrinho de Tonito, Cesáreo Alvarez Parada Júnior. O ex-diretor do Colégio Estadual Luiz Reid, Rossine Medeiros, fez um discurso emocionando lembrando do amigo. “Tenho certeza que ele está conosco nesta noite e muito feliz com a homenagem”, comentou.