Foto: Ana Chaffin
A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, realiza nas próximas terça-feira (8) e quarta-feira (9) mais um teste de aceitabilidade com a finalidade de constatar a aprovação da banana passa. O objetivo é saber se este gênero alimentício será ou não inserido no cardápio da rede municipal de ensino. Antecipando a ação, a equipe de nutricionistas da Secretaria de Educação e representantes do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), executaram a análise sensorial da fruta. A avaliação degustativa aconteceu na Escola Municipal de Educação Infantil Professora Leda Maria Lêdo Esteves, na quinta-feira (4).
Durante o teste, cerca de 400 alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental avaliaram a banana passa após o café da manhã e no lanche da tarde. Na terça-feira (08), o teste vai ser aplicado aos estudantes dos 6º e 5º anos do Ciep Maringá e Escola Municipal de Educação Infantil Maria Angélica. Na quarta-feira (09), será a vez das unidades municipalizadas Neuza Brizola e Caetano Dias. Os alunos vão responder a um questionário específico.
Segundo a secretária de Educação, Marilena Garcia, este é mais um trabalho que cumpre a determinação do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE): “Atuamos sempre em prol de um cardápio nutritivo e sem nenhum desperdício dos alimentos. A rede municipal está seguindo o que está descrito na Lei 11.947 de 2009, que sugere o emprego da alimentação saudável e adequada, já que a alimentação saudável também contribui no processo ensino-aprendizagem”, ressalta.
A coordenadora de Nutrição Escolar, Dina Reis, pontua que a banana passa é fornecida pela Cooperativa da Agricultura Familiar do Município de Macaé (Coopmac): “Se após o teste de aceitabilidade o resultado chegar a 85% de aprovação dos alunos, a rede municipal de ensino vai incluir a banana passa no chamamento público de aquisição de gêneros da Agricultura Familiar para fazer parte da merenda das escolas municipais no segundo semestre letivo”, observa.
A Secretaria de Educação realizou nos anos letivos de 2010 e 2011 testes de aceitabilidade dos produtos suco da horta e feijão de corda, que foram aprovados e passaram a fazer parte do cardápio das unidades municipais de ensino: “Os testes são aplicados não apenas com gêneros novos, mas com os alimentos que já fazem parte da merenda. A finalidade é saber se os gêneros rotineiros podem ser servidos através de outra forma de preparo ou estão sendo desperdiçados durante a merenda”, finaliza.
A Secretaria de Educação cumpre a lei 11.947/2009, cuja previsão é que do total dos recursos financeiros disponibilizados para a merenda escolar, no mínimo 30% (trinta por cento) deverão ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, priorizando-se os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e comunidades quilombolas.