Foto: Maurício Porão
A Exposição Agropecuária - Edição Especial 200 Anos é uma opção de lazer procurada pelas famílias.
O Parque de Exposições Latiff Mussi foi o local escolhido por muitas famílias que desfrutaram neste sábado (27) da programação especial preparada para a XXXIV Exposição Agropecuária - Edição Especial 200 Anos. Tenda Cultural, mini -fazenda e mini-usina foram alguns dos locais mais visitados pelos macaenses durante o terceiro dia de festa. Até a segunda-feira (29) o parque de exposições abrigará atividades para públicos de todas as idades, com entrada gratuita a partir das 9h.
Apresentação de palhaços, oficinas de brinquedos artesanais, perna de pau, acrobacia aérea e pintura facial são algumas das atividades oferecidas da Tenda Cultural, localizada na entrada do parque, das 14h às 18h, a partir das 19h o local cede espaço para apresentação de espetáculo circense da Companhia Volta Seca. Uma oportunidade de lazer e diversão para toda a família, que desperta interesse especial nas crianças, como Maria de Souza, que se encantava na construção do seu próprio brinquedo. "Aqui é muito divertido, muito bom aprender a fazer um brinquedo. Adorei ver os animais também", afirma a menina de seis anos.
Com a exposição de animais de pequeno porte como pôneis, cabritos, coelhos e aves, a mini- fazenda é outra atração que chama a atenção de pais e filhos. "Nessa época em que as crianças estão de férias é muito bom termos oportunidade de um lugar em que as crianças podem ter contato com animais, que às vezes eles só conhecem de nome. É proveitoso para diversão e conhecimento deles", ressalta Paulo André Maciel, que já programa o retorno da família ao parque no domingo.
Mini-usina apresenta processos de beneficiamento do leite
Uma mini-usina apresentando aos visitantes etapas do processamento do leite na produção de derivados com queijo e iogurte é outro atrativo que chama a atenção de quem passa pelo parque. A iniciativa da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) e do Instituto de Laticínios Candido Tostes, é uma oportunidade para pequenos produtores conhecerem formas de otimizar serviço e de curiosos aprenderem um pouco mais sobre as etapas da fabricação desses alimentos.
"Com a mini-usina apresentamos a um público diverso a importância do leite e seus derivados na alimentação humana e ao produtor rural caminhos para que ele possa agregar valor ao seu produto e aumentar a renda familiar", explica a coordenadora da mini-usina, Luiza Carvalhaes Albuquerque.
Durante a Expo Macaé um novo produto foi criado, uma bebida láctea com açaí e guaraná. Além desse lançamento, os visitantes também podem degustar de outros itens produzidos no local como queijo minas frescal tradicional e com condimentos (milho, azeitona e pimenta calabresa). A mini-usina está aberta ao público das 10h às 20h.