logo

Presença elevada e alunos seguros marcam Saeb 2023 em Macaé

13/11/2023 15:14:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Maurício Porão / Divulgação

O Saeb possibilita a compreensão sobre as condições de acesso à escola, de permanência nela e eficiência do ensino

A aplicação dos testes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023 para alunos da Rede Municipal de Ensino de Macaé termina nesta terça-feira (14). As provas começaram a ser realizadas no último dia 7, voltadas para estudantes do 5º e do 9º ano de escolaridade do Ensino Fundamental e também para os do 3ª ano do Ensino Médio. Os agendamentos podem se estender até o dia 17. A Secretaria Municipal de Educação desenvolveu estratégias para um bom desempenho de seus alunos neste teste que afere a qualidade da educação oferecida no município.

Entre estas estratégias estão os projetos: ‘Na Rota do Saeb’, ‘Fluindo na Leitura’, ‘Estude + 2023’ e ‘Descomplique o Saeb’, além de reforço escolar e formação continuada de professores voltada para os Descritores da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os simulados aplicados em sala de aula deixaram os alunos mais seguros durante a prova, que apresentou um quórum elevado este ano.

Anos Iniciais

Nos anos iniciais, um total de 2. 978 alunos de 120 turmas de 5º ano de 43 escolas devem fazer a prova. Segundo a superintendente do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Eliane Salgado, este ano a presença dos estudantes para a realização da prova está entre 95% e 98%.

Ela ressalta que o objetivo da prova é avaliar a qualidade do ensino público, não apenas a proficiência e o conhecimento do aluno, mas também a infraestrutura e as políticas públicas, objetivando a construção de novas políticas para melhoria da qualidade do ensino.

“Estamos trabalhando não apenas para um bom resultado nesta avaliação. O importante é saber que, depois deste período de pandemia, estamos conseguindo oferecer aos alunos uma recuperação dos conteúdos que eles perderam. Muitos foram alfabetizados de forma remota e nossos alunos de 5º ano consolidaram a alfabetização de forma remota. O trabalho está sendo árduo desde o ano passado, mas gratificante, porque estamos vendo um resultado muito bom. Os alunos ficam muito tranquilos na hora da prova, porque estão acostumados. Os professores e diretores são grandes parceiros da Secretaria de Educação. Eles aceitam os nossos desafios e têm um trabalho incansável”, enfatiza.

A Superintendência de Anos Iniciais promoveu um plano de ações para preparação dos estudantes para o teste. Ele incluiu o projeto ‘Na Rota do Saeb’, realizado, ao longo do ano letivo, para desenvolver as habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ele consiste em simulados elaborados pela Superintendência, aplicados mensalmente. Fora esse, foram feitos encontros mensais de formação continuada de professores, voltados para estratégias de trabalho com os Descritores da BNCC.

Outro projeto do plano de ações é o ‘Fluindo na Leitura’, aplicado às turmas de 2º ao 5º ano. Em maio deste ano, houve escuta de leitura dos 2.978 estudantes do 5º ano, para o projeto. No mês de outubro, os alunos que precisaram de reforço da aprendizagem de leitura foram novamente ouvidos, quando se aferiu um progresso significativo destes estudantes.

Anos Finais

A prova para estudantes do 9º ano será aplicada a 2.550 estudantes de 82 turmas. O município oferece o Ensino Médio Regular em 5 escolas, onde 160 alunos da 3ª série farão o teste. De acordo com a superintendente de Ensino Fundamental Anos Finais e Médio, Odilaine Pinto, o diferencial da avaliação deste ano está na condicionalidade da participação dos estudantes à distribuição do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) de 2025.

“Além disso, houve o encaminhamento prévio de questionário virtual para diretores e professores, onde eles responderam para dar ao Governo Federal o panorama da educação pública municipal. Outro ponto a considerar, está na prova de Ciências, que ocorreu por amostragem”, completa.

Para as turmas destes segmentos, estão sendo aplicadas provas de Língua Portuguesa e de Matemática, com duas horas de duração, com intervalo, e mais 30 minutos para responderem a um questionário social.

“Há uma grande expectativa sobre a realização da Prova Saeb, porque, através dela, também é possível mensurar o trabalho pedagógico de cada unidade de ensino, pois esta avaliação traz uma nota tanto para a escola, como para o município. Estamos trabalhando muito para alcançar as metas estabelecidas. No entanto, é preciso lembrar que estamos num momento atípico, ainda sobre reflexos da pandemia do covid-19. Para minimizar estes impactos, criamos os Projetos ‘Estude + 2023’ e ‘Descomplique o Saeb’, que ofereceram suporte aos professores e diretores para que conduzissem as práticas pedagógicas considerando os Descritores da Prova Saeb. Também oferecemos reforço escolar e formação aos professores”, ressalta Odilaine.

Saeb

A Prova Saeb, realizada, desde 1990, em todo o país, oferece subsídios para a elaboração e o aprimoramento de políticas educacionais, avaliando, em diversos níveis governamentais, a qualidade da educação. Os exames voltados para a Educação Básica, são elaborados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e aplicados, por meio da Fundação Cesgranrio, a mais de 8,4 milhões de alunos de todos os municípios brasileiros.

Além de possibilitar a compreensão sobre as condições de acesso à escola, de permanência nela e eficiência do ensino, o Saeb apura outras informações relacionadas ao processo educacional. Através de questionários eletrônicos, é possível avaliar: atendimento escolar; ensino e aprendizagem; investimento; profissionais da educação; gestão; equidade; cidadania, direitos humanos e valores. O Inep iniciou em setembro o envio dos links para o preenchimento destes formulários que devem ser respondidos até o dia 17, por gestores, professores e estudantes.


Fotos Relacionadas