Foto: Luiz Bispo
O foco neste quarto dia de trabalho foi aceleração e frenagem
Os testes do VLT foram acompanhados de perto nesta quinta-feira (24) pelo presidente da Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (Central), Eduardo Macedo, e pela diretora de Engenharia e Operação, Ana Carolina Vasconcelos. O foco neste quarto dia de trabalho foi aceleração e frenagem, cujas atividades aconteceram entre a Fazenda Mutum e a passagem de nível atrás do Jardim Guanabara.
O presidente da Central, Eduardo Macedo, reforçou o comprometimento do Governo do Estado com a implantação do VLT em Macaé.
- Estamos realmente satisfeitos com o pioneirismo de Macaé, por ser a primeira cidade do sudeste a contar com este sistema. Nosso corpo técnico está totalmente dedicado com o projeto e temos certeza de que servirá como modelo para outros municípios da região, afirmou Eduardo.
De acordo com o cronograma de implantações, após os testes serão montadas as plataformas provisórias que serão utilizadas na operação branca, também conhecida como assistida, em que não há cobrança de tarifa. O gerente do VLT, Bráulio Lopes, explicou que neste momento será avaliado o comportamento deste novo sistema à rotina da cidade. “Será um período de adaptação, iremos analisar o desempenho dos equipamentos, funcionários e a resposta da população ao novo serviço”, afirmou.
No final das atividades a composição foi carregada com material para simular o peso dos 360 passageiros, que é a capacidade de cada VLT. Nesta sexta-feira (25), os trabalhos seguirão com os testes feitos com o veículo carregado e contarão mais uma vez com a supervisão da Central e da Secretaria de Mobilidade Urbana.