Foto: Maurício Porão
Governo busca a diversificação da economia
O diretor-presidente da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), José Essiomar Gomes, destacou, nesta quinta-feira (19), o pioneirismo de Macaé na implantação do Plano de Controle da Qualidade do novo Mercado de Peixes do município, que será entregue no primeiro semestre pela prefeitura. "A cidade sai na frente de diversos municípios do estado. A iniciativa é fundamental para o consumidor, que vai se sentir mais seguro, e para toda a categoria também. Com isso, a expectativa é que o consumo do pescado possa dobrar", acrescentou.
Essiomar afirmou ainda que, desde a cooperação técnica com a Prefeitura de Macaé, em junho do ano passado, o setor se fortalece cada vez mais. "Temos doze escritórios em todo o estado do Rio de Janeiro e Macaé está incluída. Isso mostra a importância estratégica que o município tem no fortalecimento dessa atividade econômica. A unidade proporciona um atendimento mais rápido e melhor", disse o diretor-presidente.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Vandré Guimarães, o governo busca a diversificação da economia. "Estamos retomando nossos valores e a pesca é um deles. Além disso, a atividade é estratégica para Macaé, pois temos o setor de óleo e gás, mas a gestão municipal valoriza políticas públicas diversificar o mercado", disse o secretário.
A subsecretária de Pesca, Rizete Ribeiro, afirmou que a parceria com a Fiperj proporcionou a entrada de Macaé para o mapa estatístico do estado do Rio de Janeiro. Em seis meses, de junho a dezembro do ano passado, foram contabilizadas 533 toneladas de pescado. A ideia é complementar a estatística, no mesmo período de 2015 e, assim, estabelecermos ações com esse estudo", pontuou Rizete.
A gerente de Qualidade do Mercado de Peixes, Mariana Previtali, apresentou o plano de trabalho de 2015. Segundo ela, está sendo desenvolvido um diagnóstico situacional, além da elaboração de plano de ação, com cursos de boas práticas de manipulação de pescados e acompanhamento dos processos de licenciamento sanitário de funcionamento. Os boxes e as áreas de apoio do novo espaço receberão vistoria técnica contínua.
A parceria com a Fiperj proporcionará outros cursos de capacitação, além de ações sazonais como o evento "De Olho no Peixe", que ocorrerá em Macaé na Semana Santa, por meio de orientações aos consumidores, e a Semana do Peixe, no final do mês de abril.
O encontro, que aconteceu no Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo), reuniu representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, da subsecretaria de Pesca, do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), do Escritório Regional Norte II da Fiperj.