Presidente da Fundação Macaé de Cultura fala sobre o Art Luz

13/12/2005 14:40:32 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Em entrevista coletiva à imprensa na manhã desta terça-feira (13), no Centro Macaé de Cultura, a presidente da Fundação Macaé de Cultura, Ivana Mussi, contou um pouco da história do Projeto Art Luz. “Implantamos o projeto no primeiro semestre de 1998, no bairro Fronteira. Hoje, ele se estendeu aos bairros Parque Aeroporto, Malvinas e Aroeira”, comemorou, lembrando que são quase duas mil pessoas envolvidas com o Art Luz.

Balé clássico, moderno, jazz, artesanato, teatro, capoeira, caratê, dança de rua, música, fotografia, percussão, grafite, pintura, papel machê, ginástica, Jiu Jitsu e Tae Kwon do são as atividades ministradas por professores para crianças, adolescentes e adultos. “Tudo é gratuito e visa promover as camadas com vulnerabilidade social para incluir todas estas pessoas na sociedade”, afirmou a presidente.

Dentre os objetivos do projeto ela citou: promover a inclusão social, proporcionar oportunidades de práticas artísticas e culturais para elevar a qualidade de vida, promover o desenvolvimento social e cultural do público alvo, gerar condições de complementação da renda familiar pela produção de materiais comercializáveis e incentivar o aumento desta renda através de trabalhos artesanais e de outras formas de produção artística.

Ivana mostrou aos jornalistas os quadros dos alunos de pintura do projeto Art Luz. Várias obras de arte já tinham sido vendidas. Segundo a professora Josilene Nascimento, a pintura além de livrar de males psíquicos e psicológicos como a depressão, a insônia e a ansiedade, também proporciona aumento da renda pela venda dos quadros. A vice-presidente da Fundação Macaé de Cultura e coordenadora do Art Luz, Ângela Terra, estava emocionada com a beleza das obras de arte, pintadas por alunos do projeto, que ela colaborou para dar início há oito anos. A exposição está na Galeria Hindemburgo Olive, no andar térreo do Centro Macaé de Cultura, até o dia 20, funcionando nos períodos da manhã e tarde.

Ângela Terra disse que a prefeitura tem o objetivo de, através da Fundação , disseminar a inclusão social, usando a arte. Por sua vez, Ivana Mussi convidou a imprensa para, junto com a população macaense, prestigiar a apresentação de fim de ano do projeto que acontece no dia 18 de dezembro, às 19h, no Teatro Municipal, quando a Cia Art Luz de Dança e Teatro fará o espetáculo, intitulado “De repente”. Em seguida, haverá a apresentação de alunos de dança, jazz e balé das Malvinas, Parque Aeroporto e Fronteira.

Além disso, a capoeira do Art Luz se apresentará na Praça Veríssimo de Mello, no mesmo dia, às 17h. No dia 21, haverá um chá no Foyer, na entrada do Teatro Municipal, quando alunos de flauta doce, violão e canto mostrarão o que aprenderam durante o ano de 2005. “É muito gratificante ver o Art Luz estimulando e envolvendo pela arte tantas pessoas, levando a elas a felicidade”, concluiu Ivana.