A presidente do Centro de Apoio ao Paciente Oncológico - CAPO, Márcia Moraes, recebeu homenagens do Programa de Saúde da Família (PSF) da região serrana, na Semana da Mulher, na Escola Municipal Joaquim Augusto Borges, na Bicuda Grande. Além do PSF local, participaram as seções de Areia Branca e Bicuda Pequena do Programa, que asseguraram o encaminhamento de pacientes ao Centro.
Na ocasião, a presidente parabenizou as equipes do PSF e as mulheres das comunidades pela organização do evento. “Por ser intensa a participação da mulher brasileira no mercado de trabalho, como acontece na maior parte do mundo, ela tem de redobrar a atenção com a saúde física, sem descuidar do emocional. Parabenizo os organizadores do evento, por chamarem a atenção da mulher para os cuidados com a saúde”, enfatizou.
Márcia Moraes confirmou a criação do Grupo da Terceira Idade local, atendendo à antiga reivindicação das comunidades, e agradeceu o convite das unidades do Programa e das mulheres da região. “Na qualidade de presidente, agradeço o convite e a oportunidade de falar do CAPO que, apesar de pouco tempo de existência, já tem credibilidade junto à comunidade médica e à população do município e região. Contamos, aqui, com a presença de mulheres das comunidades locais, do sub-secretário de Saúde, Luiz da Penha, e da enfermeira chefe das equipes de atendimento do Programa, Fernanda. O Centro está à disposição para visita de todos”, concluiu.
A coordenadora geral do CAPO, psicanalista Vanda Almeida, falou do apoio que o paciente e família recebem, durante o tratamento oncológico. “O apoio que o CAPO oferece é um tratamento psicossocial, através de uma equipe transdisciplinar, que trabalha o emocional do paciente e da família. Quando o paciente não tem família ou ela é ausente, os profissionais do CAPO procuram cobrir essa lacuna”, explicou Vanda.