A Fundação Educacional de Macaé (FUNEMAC ) e Secretaria de Acervo e Patrimônio Histórico convidam a população para o lançamento do livro “Avaliação Institucional: Quem Acredita?”, de autoria do atual presidente do Conselho Estadual de Educação, professor Roberto Guimarães Boclin. O evento acontece nesta quinta-feira (27), às 19h no Solar dos Mellos.
O presidente da Câmara Superior de Ensino do Conselho Nacional de Educação, professor Edson Nunes, fez a apresentação do livro. “Ao aliar com desenvoltura e maestria a doutrina acadêmica, o estudo comparado, com exercício aplica o rigor acadêmico à antevisão de um tema que constituirá assunto central anos à frente. Por isso, esse é um livro imperdível. Obrigatório para aqueles associados à educação superior”, afirma.
Em 1957, Roberto Boclin ingressou no SENAI, onde começou lecionando Matemática. Em 1978, foi designado Diretor Regional do SENAI do Estado do Rio de Janeiro, depois de ocupar cargos de Direção de Escolas, de Planejamento e de Operações. As escolas em que iniciou a sua carreira foram por ele transformadas em Centros Tecnológicos de Mecânica e de Solda, respectivamente, frutos de convênios com os governos da Alemanha, Itália e Israel, e fez convênios com o Governo do Estado da Baviera e com as Cervejarias Brahma,Antártica e Kaiser, criando a primeira Escola de Formação de Mestres –Cervejeiros da América do Sul, completando um moderno complexo tecnológico para formação de técnicos de nível médio.
O professor Boclin interiorizou o SENAI, construindo Centros de Formação
Profissional em diversos municípios do estado do Rio de Janeiro, inclusive em Macaé. Implantou o Centro de Educação a Distância que em sua gestão chegou a 15.000 alunos simultâneos. Em 1996, deixou a Direção Regional e o próprio SENAI, depois de cerca
de 19 anos de gestão. Foi reitor da UniverCidade e da UNISUAM.
Hoje, preside a Comissão Própria de Avaliação- CPA-da Universidade Veiga de Almeida. Ingressou no Conselho Estadual de Educação em 1982, onde hoje é seu presidente pela segunda vez. Desde 1969, Boclin dedica-se aos estudos de avaliação institucional.