logo

Presidente do Instituto de Pesos e Medida visita IMMT

02/08/2005 20:12:33 - Jornalista: Sérgio Lopes

O secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan, recebeu nesta terça-feira, dia 02, a visita da presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM/RJ), Soraya Santos, que veio acompanhada de mestres em Metrologia conhecer às instalações do Instituto Macaé de Metrologia (IMMT) e estabelecer parcerias para que o IPEM possa expandir suas atividades e, assim, melhor atender a população do município e de toda a região.

De acordo com Soraya Santos, o IPEM hoje desenvolve várias atividades na área de calibração e, também, em todas as relações comerciais e industriais. A presidente quer ampliar as parcerias, entrando no campo da certificação, instrumentação, na produção e exploração de petróleo e no vestuário. “O IPEM participa de todas as atividades que fazem parte do nosso dia-a-dia, desde um consumo básico em um supermercado, mas também, dentro do setor de saúde”, disse ela.

O IPEM/RJ é uma Autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor, desempenha funções definidas por um convênio com o INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia), no campo da Metrologia Legal, fiscalização em produtos têxteis e cargas perigosas, além da Certificação de Qualidade dos produtos que envolvam segurança e saúde do usuário.

Segundo Soraya a partir de uma fiscalização mais intensiva do Ipem e do Inmetro a população passou a ter maiores benefícios em relação ao consumo. Citou como exemplo, as balanças dos supermercados que passaram a medir corretamente e, no setor de saúde, os aparelhos de pressão marcam com maior exatidão, facilitando diagnósticos médicos mais precisos. “O cidadão hoje é amplamente beneficiado, porque conta com um órgão que não só fiscaliza como, também, dá a ele a garantia da medição”, afirmou.

Soraya Santos informou que existe um interesse do Instituto de Pesos e Medidas em ter um posto fixo em Macaé para que a população tenha maior possibilidade de atendimento, sem a necessidade de se deslocar para o Rio de Janeiro. Em princípio, seriam utilizadas as instalações do instituto macaense, desde que, a parceria seja efetivamente formalizada.

Sendo formalizada a parceria, as ações que poderiam ser desenvolvidas pelos dois institutos que beneficiariam a população, na opinião da presidente do Ipem, seriam maiores informações na área de metrologia e qualidade, mais confiabilidade na compra de produtos, além de novas atividades para a indústria de petróleo no campo da medição dimensional. “Nossa instalação vai depender das atividades que vamos implementar em Macaé, em razão delas serem maiores que o Immt possa suportar. Vamos tentar adequá-las porque o prefeito Riverton Mussi está com muita vontade de fazer com que o Ipem esteja mais próximo dos macaenses”, finalizou.