Foto: Arte
Proposta é difundir a necessidade de atenção a fatores simples do cotidiano para evitar a contaminação
Enquanto as aulas estiverem suspensas, a rede municipal prossegue com a orientação aos alunos, pais e responsáveis sobre a importância do distanciamento social, uso de máscaras e lavagem de mãos para reforçar a prevenção ao Covid-19. Para isso, reuniões online e orientações nos grupos de WhatsApp estão sendo realizadas com o objetivo de não apenas tratar da proteção de cerca de 40 mil estudantes, mas dos familiares.
Na pauta das aulas e encontros virtuais com os responsáveis também está sendo intensificada a importância de ações de higiene – como práticas diárias dos alunos e de pesquisa. A proposta é difundir a necessidade de atenção a fatores simples do cotidiano para evitar a contaminação pelo coronavírus.
A rede municipal também segue com a disponibilização de conteúdo online para alunos do Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), Correção de Fluxo Escolar e Educação Inclusiva, além de sugestões de atividades não presenciais para a garotada da Educação Infantil. A ação tem como objetivo garantir apoio pedagógico aos alunos da rede municipal.
Para contribuir com o acesso dos usuários, as escolas municipais realizam divulgação nas páginas e redes sociais (Facebook, Instagram), digitalização do material por parte de diretores de alguns espaços escolares, que estão enviando as atividades pedagógicas por meio de grupos de WhatsApp e linhas de transmissão, além da utilização de plataformas como Google Meet e Google Classroom, sistema de gerenciamento de conteúdo destinado às escolas.
Um dos exemplos é a Escola Municipal de Educação Infantil Cândida Maria da Silva Vieira (Cajueiros). Com 154 alunos, a unidade semanalmente desenvolve vivências específicas que segundo a direção, está tendo a participação expressiva dos pais. Nesta semana, a abordagem foi sobre a importância da preservação do planeta e questões como higiene, a produção do lixo em casa e a contribuição do agente de limpeza para o meio ambiente. O pequeno João Pedro Santos de Souza, de 5 anos, foi um dos mais animados. "Gostei muito da aula. Até ajudei minha mãe a recolher o lixo da minha casa. Também estou lavando as mãos e fazendo tudo direitinho", contou.
Vale lembrar que, desde o início do ano letivo, algumas escolas municipais adotaram a entrega de livros didáticos, além de apostilas para os alunos, que são identificados sem acesso à internet.