logo

Prevenção é melhor medida no combate ao Aedes aegypti

18/12/2015 16:24:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Ana Chaffin/Guga Malheiros

Mobilização deve ser de todos para eliminar focos do mosquito

A Secretaria de Saúde reforçou, nesta sexta-feira (18), a importância da prevenção no combate ao Aedes aegypti e a necessidade do apoio da população nessa luta. O objetivo é eliminar criadouros, evitando as doenças transmitidas pelo mosquito, como a dengue, a febre chicungunha e o zika vírus.

Além de intensificar as ações nos bairros pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a prefeitura montou um Gabinete de Atenção e Combate ao Aedes aegypti com ações pontuais para combater possíveis focos do mosquito, como o recolhimento de materiais sem utilização em diversos órgãos da administração municipal.

Foram registrados dois casos de crianças que nasceram com microcefalia esse mês em Macaé, que ainda não estão confirmados se há relação com o zika vírus. Sete gestantes estão sob observação com suspeita de zika vírus.

- Estamos fazendo reuniões até duas vezes por semana, com todos os secretários municipais. É uma força tarefa direcionada para realizar ações pontuais de limpeza na cidade, com retirada de materiais inservíveis dos bairros. A prefeitura inteira está mobilizada no combate ao Aedes, mas também precisa da colaboração da população nesse trabalho conjunto. Boa parte dos focos dos mosquitos é detectada nas residências, por isso estamos alertando a população para que colaborem nessa luta – disse a subsecretária de Saúde, Sônia Mussi.

Nesta sexta-feira (18), equipes do CCZ atuaram no Parque Aeroporto. Entre os trabalhos realizados foi feita pulverização com inseticida, que atinge os mosquitos na fase adulta. A atuação dos agentes de endemias e comunitários de saúde, segunda e quarta-feira (dias 21 e 23), será na Ajuda de Baixo. Já o recolhimento dos objetos que podem acumular água e servir de criadouro acontece na terça (22) e quarta-feira (23). O carro de som passará avisando aos moradores. Os agentes do CCZ atuam também com orientação dos moradores, eliminação de criadouros, tratamento de canais com uso de larvicida, pulverização com carro fumacê e recolhimento de materiais inservíveis que os moradores estão retirando de suas casas.

- Depois que a doença se instala não se tem o que fazer. Por isso, conclamamos a todos para enfrentar essa batalha. A recomendação para as gestantes é que elas não usem nenhum medicamento que não seja o prescrito pelo médico; iniciem o pré-natal o mais rápido possível; qualquer sintoma diferente ou mancha na pele deve ser informada ao médico e se proteger com repelente e camisas de manga longa. Sabemos que as pessoas estão preocupadas com o zika vírus, mas a dengue continua e é muito mais perigosa – pontuou a gerente de Vigilância em Saúde, Ana Paula Dal-cin, acrescentando que as Unidades Básicas de Saúde/Estratégia Saúde da Família disponibilizam teste rápido de gravidez.

Em 2014, foram 46 casos de dengue confirmados em Macaé. Esse ano, são 900.

- Os funcionários do Hospital Público Municipal e as outras unidades de urgência e emergência já receberam treinamento para a hidratação de todos os casos decorrentes do Aedes. Mas a intenção da prefeitura é atuar na prevenção e no combate aos focos do mosquito – disse a subsecretária de Saúde.

A prefeitura intensificará o trabalho de limpeza em terrenos baldios, por determinação do prefeito Dr. Aluízio. Dando prosseguimento às ações de capacitação de multiplicadores para o combate ao Aedes aegypti, será realizada neste sábado (19), no Cajueiros, na sede da Princesinha do Atlântico, encontro da equipe do Centro de Controle de Zoonoses com a comunidade e na segunda-feira (21) às 10 horas, no Macaé Centro, reunião com membros das guardas sênior e mirim, Nova Vida, terceira idade e líderes comunitários.

Na terça-feira (22) haverá uma reunião com representantes de imobiliárias da cidade. O presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Welberth Rezende, também confirmou o encontro com membros de grupos de escoteiros, igrejas evangélicas e colônias de pescadores, no dia 28, às 18h, na sede da antiga Câmara Municipal, no Centro.


Fotos Relacionadas