Foto: Ana Chaffin
Projeto contribui para mudança de comportamento dos alunos e oferece conhecimento necessário para higiene bucal.
Trabalhar a prevenção como forma de diminuir as doenças bucais. Esta é uma das finalidades do projeto “Prevenção e Promoção à Saúde Bucal”, que segue cronograma específico para atender os alunos do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e Educação Infantil, nos turnos da manhã e tarde.
A ação integrada é realizada entre as secretarias de Educação e de Saúde, por meio da subsecretaria de Odontologia. O trabalho é ministrado pelas equipes formadas por dentistas, técnicos em saúde bucal e integrantes do Programa Saúde na Escola (PSE). Com atividades diversificadas, o projeto contribui para mudança de comportamento dos alunos e oferece o conhecimento necessário para tornar a higiene bucal um hábito diário na vida dos estudantes.
A “Prevenção e Promoção à Saúde Bucal” conta com atividades educativas como apresentação de DVD e fantoches, contação de histórias que destacam a importância da higiene bucal, jogos educativos, além de boliche. A intenção é enfatizar os cuidados com os dentes como utilização da escova de dente e fio dental.
Já o trabalho preventivo consiste na escovação com creme dental supervisionada e aplicação de flúor. A mesma unidade escolar recebe a fluoretação a cada dois meses. De acordo com registros, entre os meses de fevereiro a julho foram atendidas 70 escolas da área central e Serra. Já a partir deste mês de julho a ação vai abranger 73 escolas municipais.
Os alunos também recebem escovas dentárias das equipes da Educação e Saúde. No primeiro semestre letivo, cerca de 18 mil escovas foram distribuídas. A previsão para o segundo semestre é atender 18.829 alunos.
De acordo com a supervisora do projeto de Prevenção e Promoção à Saúde Bucal, Camila Gonçalves, a partir deste segundo semestre serão utilizadas a pasta reveladora de placa bacteriana, que também conta com gel e flúor. Já o coordenador do PSE, Ricardo Mourão, assinalou que a atividade é desenvolvida de forma articulada entre as redes de saúde e educação em prol da qualidade de vida e bem-estar dos estudantes. “Para que a importância da saúde oral seja absorvida, nada melhor do que educar as crianças desde cedo”, ressaltou o coordenador do PSE.
No decorrer desta quarta-feira (14), cerca de cem alunos do pré I da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Terezinha de Carvalho Moreira receberam a atividade do projeto. Eles fizeram parte de escovação e fluoretação. As alunas Isabela Teixeira e Sabrina de Oliveira gostaram da escovação e a apresentação educativa. “Faço questão de escovar os dentes todos os dias na escola e na minha casa”, disse Sabrina.
Para a professora do pré II, Fernand Ferreira, este projeto é muito proveitoso. “Além da conscientização nas escolas, os alunos ficam envolvidos com os cuidados com os dentes em casa”, disse.
A diretora da unidade, Christiane Tavares, frisou que este projeto mudou o perfil dos alunos. “Eles ficam empolgados. Antes eles se mostravam com receio e hoje fazem festa quando chega a equipe da odontologia”, frisou.
Ainda nesta quarta-feira (14), o projeto atendeu a unidade municipal Carmem de Jesus França. Já nesta quinta-feira (15) será a vez da Escola Municipal Maria da Conceição Carvalho. Na sexta-feira (16), a ação vai acontecer na unidade municipal de Educação Infantil Marli Vasconcelos Lemos.