Primavera dos Museus termina neste sábado no Solar dos Mellos

28/09/2013 16:15:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Rui Porto Filho

A professora Glória Ramos falou sobre "A contribuição cultural do negro na construção da sociedade contemporânea"

A 7ª Primavera dos Museus, iniciativa que acontece em todo país, termina neste sábado (28) no Solar dos Mellos – Museu de Macaé. Durante uma semana, o espaço promoveu uma vasta programação com palestras, visitas guiadas, ações educativas, roda de capoeira, mesa-redonda e oficinas. Na noite desta sexta-feira (27), a professora Glória Ramos falou sobre "A contribuição cultural do negro na construção da sociedade contemporânea".

A vice-presidente de Acervo e Patrimônio Histórico da Fundação Macaé de Cultura, Gisele Muniz, afirmou que a programação é uma parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). “É um momento dos espaços públicos serem abertos e receber a comunidade para uma discussão enriquecedora”, ressaltou.

A coordenadora de Igualdade Racial da Prefeitura de Macaé, Zoraia Dias, anunciou o lançamento do projeto “Cabeça de Negro”, que visa trabalhar a identidade e a autoestima. “É fundamental essa parceria com o Museu de Macaé, uma oportunidade que tivemos para estar com a sociedade e participar de diversas ações”, frisou Zoraia.

A professora Glória Ramos explicou que a presença negra já permeia vários espaços. Para ela, essas ações educativas contribuem para o saber e a história.

O objetivo da Primavera dos Museus é mobilizar as unidades museológicas com atividades especiais e, com isso, sensibilizar a comunidade para o debate sobre temas da atualidade, além de estimular a visitação e incentivar a aproximação entre sociedade e museus.

Para encerrar, neste sábado (28), as atividades começaram às 10h com roda de capoeira. Até às 15h, haverá oficinas de instrumentos, máscaras e turbantes. A programação termina às 16h com o desfile que expõe os turbantes e os instrumentos criados nas oficinas no quintal do museu.


Fotos Relacionadas