Foto: Bruno Campos
A atividade foi promovida no barracão da Escola de Samba da Barra
A primeira Frente de Trabalho do período de Defeso do Camarão - do mês de março - foi realizada nesta sexta-feira (1°) com os pescadores macaenses, com uma novidade: pela primeira vez, a ação aconteceu no barracão da Escola de Samba da Barra, bairro que é reduto pesqueiro do município. A intenção, segundo o secretário de Pesca e Aquicultura, Jair Barcelos, é aproximar ainda mais essas atividades aos profissionais.
“Geralmente, a frente de trabalho acontece no Paço Municipal. Trazer para mais próximo do pescador foi uma ação positiva, por causa do espaço, onde todos eles se sentem bem à vontade. Toda sexta-feira, até o mês de abril, teremos frente de trabalho com eles”, explica Jair, pontuando que nos últimos três anos, muitas ações foram realizadas pela prefeitura para melhorar a vida do pescador.
A frente de trabalho do dia contou com a palestra “A importância do autocuidado na saúde dos indivíduos”, com a enfermeira Thais Rodrigues, da Coordenadoria de Atenção Especializada. Pescador há 35 anos, Ronicler Pereira, faz questão de estar presente em todas as ações.
“Além de obras como nossa rádio costeira totalmente equipada, que possibilita que familiares tenham contato com o pescador quando ele está há muitos dias no mar, temos outras atividades e estamos sempre prontos para atendê-los. A secretaria também é a casa dos pescadores”, ressalta o secretário.
“Toda informação é bem vinda. Conhecimento nunca é demais e toda vez aprendemos algo novo. As palestras nos direcionam, nos dão um norte, principalmente para uma classe menos favorecida. Toda troca é importante e faz com que o trabalho do pescador seja mais fácil e que melhore cada vez mais. Quando se realiza a atividade aqui no bairro, é muito mais acessível para que os pescadores e as suas mulheres também possam participar”, acredita.