logo

Primeira resposta para emergências com produtos perigosos

12/04/2006 17:18:57 - Jornalista: Marilene Carvalho

Atenta ao tráfego constante de produtos perigosos dentro do município, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) teve a iniciativa de trazer para Macaé o curso aplicado pela Escola de Defesa Civil, que visa proporcionar aos participantes o desenvolvimento de habilidades e técnicas para reconhecer, avaliar e promover o atendimento inicial de uma emergência desse gênero de periculosidade. O curso foi realizado esta semana e certificou 28 pessoas, integrando os municípios de Rio das Ostras e Conceição de Macabu.

Além ser preparada tecnicamente para atender às emergências que ocorrem no município, a Coordenadoria de Defesa Civil tem a função de atuar de forma preventiva em situações que oferecem riscos à população e ao meio ambiente. “O número de veículos que circulam dentro da cidade transportando produtos perigosos é grande, o que nos faz buscar novas tecnologias e o aprimoramento de nossas atividades, para agir de forma cada vez mais eficiente e segura”, explica o coordenador municipal de Defesa Civil, ten-BM, Eric Schueller.

O curso de Primeira Resposta para Emergências com Produtos Perigosos faz parte do Programa Itinerante da Escola de Defesa Civil, vinculada à Secretaria Estadual de Defesa Civil, sediada na capital do Rio de Janeiro. “Nosso objetivo é promover uma integração para que todos os órgãos de Defesa Civil trabalhem em conjunto em prol da redução de desastres”, explicou o capitão Gileno, um dos instrutores que ministraram o curso em Macaé. Também fez parte do grupo de instrutores, o tenente-coronel Fábio Feitosa, o major Ubaldo Freire e o major Hess.

A composição do curso é de 16 horas de teoria e quatro horas de prática. A parte final consiste num simulado de uma situação de acidente com produtos perigosos, distribuindo os participantes em grupos, num período máximo de 15 minutos. Nessa etapa, são aplicados os conhecimentos apreendidos durante o curso, que torna os agentes capazes a fazer a identificação e classificação de riscos de cada produto, a isolar e assegurar o acesso à cena de emergência, como proceder em relação às vítimas, e acionar o socorro especializado para este tipo de emergência. Um dos recursos teóricos utilizados no curso é o Manual da Abiquim (Associação Brasileira de Indústria Química).

De acordo com o coordenador de Doutrina e Treinamento, Bruno Mussi Rocha, o próximo passo da Comdec será capacitar um grupo da Defesa Civil do município para atuar localmente como instrutores de novas turmas para o atendimento inicial neste tipo de emergência. “Nosso meta é atingir o maior universo possível de pessoas, para isso vamos investir na especialização de nossos próprios agentes”, adiantou.

Além dos agentes internos da Comdec, o curso contemplou profissionais da Guarda Municipal, da secretaria municipal de Meio Ambiente (Semma), da Guarda Municipal, Empresa Municipal de Habitação, Urbanização, Saneamento e Águas (Emhusa), da Macaé Trânsito e Transportes (Mactran), do 9º Grupamento de Bombeiro Militar, e também os agentes da Defesa Civil dos municípios de Rio das Ostras e de Conceição de Macabu.