Primeiras casas populares estão quase prontas

01/08/2005 15:02:24 - Jornalista: Ludmila Azevedo

Sete das 307 casas no conjunto residencial do Bosque Azul, no bairro da Ajuda de Baixo, estão com as paredes levantadas, com janelas e portas colocadas. E na próxima semana vão estar prontas para colocar os telhados. As casas fazem parte das unidades habitacionais que a prefeitura de Macaé está construindo para as famílias atingidas pela enchente, no Aterrado do Imburo, Nova Esperança, Colônia Leocádia e Piracema.

As demais casas estão na quarta fileira de tijolito, mas segundo estimativa da secretaria de Obras (Semob) estarão todas com as paredes levantadas na próxima semana. Das casas erguidas no local, haverá de um e dois quartos, podendo ser ampliada pelo morador.

A área de 600 mil metros quadrados foi dividida em quadras. Cada quadra comporta em média 12 casas. Segundo estimativa da Secretaria de Obras na próxima semana uma das quadras estará completa. As demais estão com suas áreas demarcadas. Máquinas estão fazendo terraplanagem em outra parte do terreno que também abrigará casas.

A prefeitura adotou uma tecnologia diferente para a construção dessas casas, cujo grande ganho é tempo. Cada casa leva em média oito dias para serem erguidas, explica o secretário de Obras, Tadeu Campos. O sistema modular de encaixe permite uma fabricação em série.

Os moradores contarão com toda infraestruturas com galerias de águas pluviais e esgoto. O projeto inclui ainda duas mini-estações de estação de tratamento de esgoto.