logo

Primeiro Ação Macaé Cultural será nesta sexta-feira

23/01/2008 14:26:21 - Jornalista: Andréa Lisboa

A primeira edição do Ação Macaé Cultural, evento de premiação dos 15 projetos aprovados pelo processo seletivo para patrocínio cultural pela Fundação Macaé de Cultura este ano, acontece nesta sexta-feira (25), às 15h, no Teatro do Sindipetro-NF, rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, 257, no Centro da Cidade. Os 69 inscritos receberão certificados de participação e os 15 selecionados, troféus.

A especialista em Concepção e Realização de Projetos Culturais pela Université Lyon2/ARSEC, da França, e consultora do Ministério da Cultura/Sefic/Funarte/ de Análise técnica de projetos para a Lei Rouanet e Mecenato, Clarice Magalhães, realizará durante o evento uma palestra para qualificação dos produtores culturais locais. A entrada será franca.

Também estará presente o chefe de Representação Regional do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro e Espírito Santo, professor Adair Rocha. “Essa premiação significa reconhecer e valorizar a classe artística, gerando oportunidades. Representa um marco para a cultura de Macaé”, disse a presidente da Fundação Macaé de Cultura, Conceição de Maria.

O edital lançado ano passado visando incentivar e promover a produção cultural, valorizar as classes artísticas e culturais e divulgar as iniciativas capazes de beneficiar a sociedade macaense, fortalecer a cidadania e a identidade cultural foi apontado como modelo por gestores de cultura do estado.

No último dia 11, a Comissão Julgadora, composta por cinco especialistas de outros municípios, encerrou a análise dos projetos. Eles procuraram contemplar ações diferenciadas e que possam ser levadas aos distritos. A maioria dos projetos inscritos é de Macaé. Os trabalhos foram considerados criativos pelos avaliadores, que destacaram a diversificação de áreas e de objetivos e, ainda, a preocupação social dos produtores culturais. A iniciativa do município foi elogiada e recomendada a outros do estado. Segundo a presidente da Fundação Macaé de Cultura, o órgão acompanhará a execução dos projetos selecionados, passo a passo, desde sua iniciação até sua apresentação.

Além da palestra, haverá apresentações musicais com a participação de professores da Escola de Artes Maria José Guedes, vinculada à fundação. A abertura será com os violonistas Lúcio Duval e Ruben Pereira. Também o contra-baixista e diretor da escola, Bruno Py, preparou uma performance especial para o evento que mistura música eletrônica com instrumental. Ele vai usar computadores interpretando canções populares adaptadas para o gênero, em uma proposta criativa.