logo

Primeiro dia do Congresso Brasileiro de Limnologia atrai grande público

25/08/2007 14:31:44 - Jornalista: Thales Coutinho

O primeiro dia do 11o Congresso Brasileiro de Limnologia – ramo da ciência que estuda os diversos ecossistemas aquáticos – começou com apresentações e conferências. O público lotou o auditório Rio Macaé para assistir a palestra do professor Francisco Esteves (UFRJ) que abordou o tema “Dos Goytacazes à Exploração de Petróleo: Uma visão Limnológica do Norte-Fluminense”. O evento acontece no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o Macaé Centro, e segue até a próxima terça-feira (28).

A realização do congresso é uma parceria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) / Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé (Nupem), prefeitura e Sociedade Brasileira de Limnologia (SBL). O tema do evento deste ano é: “Limnologia: integrando Ciências Aquáticas e Sociedade” e pela primeira vez busca trazer a comunidade para discutir com os cientistas um tema tão importante.

Na manhã deste sábado (25), o presidente da comissão organizadora do evento e coordenador do Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé (Nupem), o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Francisco Esteves, apresentou desde o processo histórico até os dias atuais as mudanças ambientais da Região Norte-Fluminense. Enfocando o município de Macaé, Esteves acredita que é preciso reunir forças e fez um apelo ao público presente.

– É preciso ser rígido na aplicação das leis para que os problemas sejam minimizados. Além disso, a sociedade tem que se conscientizar de preservar os recursos hídricos. A água é um recurso natural fundamental à vida e precisa de cuidados especiais. Antes de pensar como cientistas, vamos pensar como cidadãos e projetar a situação para as próximas gerações – discursou Francisco Esteves.

A programação do evento inclui apresentações orais, conferências, palestras, mesa redonda, oficinas e apresentação de painéis. Este será o primeiro congresso científico brasileiro em que a comunidade local vai interagir com os pesquisadores. Os organizadores destinaram atividades voltadas à população, que acontecerão dos dias 25 a 27, das 14 às 18 horas, com entrada franca.