logo

Primeiro projeto do Ação Macaé Cultural foi sucesso no Teatro Municipal

13/03/2008 15:03:31 - Jornalista: Andrea Lisbôa

Emocionando a platéia, o Macaé Summer Instrumental encerrou sua primeira temporada no Teatro Municipal com o pianista Cláudio Dauelsberg, que já percorreu grande parte da Europa e do Brasil em extensas turnês realizadas desde 1999. O evento foi o primeiro realizado pela Fundação Macaé de Cultura, dos quinze contemplados pelo Ação Macaé Cultural, primeiro processo seletivo para apoio a projetos culturais realizado pelo município.

O festival de música instrumental aconteceu na terça-feira (11) e quarta (12), com ingressos a R$ 1. Os apreciadores da boa música, estudantes e curiosos tiveram a oportunidade de assistir a grandes nomes da música instrumental brasileira: além do pianista Cláudio Dauelsberg, o guitarrista Dino Rangel, o saxofonista Zé Canuto e o baterista Cláudio Infante.

A banda macaense Instrumental 2º Set acompanhou, na quarta-feira, o baterista Cláudio Infante, que foi citado pela revista norte-americana Zildjian Time, entre os 100 bateristas de destaque no mundo. Seu show foi seguido pelo de Cláudio Dauelsberg que emocionou o público. Cláudio elogiou a iniciativa da Fundação Macaé de Cultura em buscar difundir a música instrumental a várias platéias por meio dos projetos: Ação Macaé Cultural, do Roda Viva da Cultura e do Segunda de Primeira. “Pretendo estar outras vezes neste teatro e agradeço a receptividade do público”, disse o pianista.

O pianista Claudio Dauelsberg se tornou um dos mais bem sucedidos músicos brasileiros a trabalhar com o popular e o erudito com profundidade e domínio das árias, que envolvem interpretação e improvisação. Com agenda anual intensa, percorre importantes festivais europeus como Montreux, Nordland, Aarhus Internacional Jazz Festival e Sofia Jazz Festival. Já atuou ao lado de grandes nomes, como: Plácido Domingo, Bob Mintzer, Bireli Lagrane, Tooth Tileman, Chick Corea, Márcio Montarroyos, Hermeto Pascoal, Nico Assumpção, Carlos Bala, Marcos Suzano, Jacques Morelembaum, Toninho Horta, entre outros da MPB.

Apontado como modelo por gestores de cultura do estado, o Ação Macaé Cultural, lançado em 25 de janeiro, visa incentivar e promover a produção cultural, valorizar as classes artísticas e culturais e divulgar as iniciativas capazes de beneficiar a sociedade macaense, fortalecer a cidadania e a identidade cultural. Concorreram ao apoio cultural 69 projetos.