Foto: Luiz Bispo
Cidade Universitária
Tem início esta semana a série de debates que visa a eleição para os cargos de reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, para o quadriênio 2011-2015. Em Macaé o encontro acontecerá nesta quinta-feira (24) às 15h no auditório Claudio Ulpiano da Cidade Universitária, localizada na Rua Aluísio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavaleiros - Macaé/RJ. Para maiores informações basta ligar para o telefone (22) 2796-2500.
O primeiro turno do processo sucessório para reitor e vice-reitor da UFRJ ocorrerá entre os próximos dias 11 e 13 de abril. A grande mudança deste ano será a utilização de urnas eletrônicas, que serão emprestadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que promete agilizar a contagem de votos. Um eventual segundo turno ocorrerá de 18 a 20 de abril, com a divulgação do resultado prevista para o dia 22 também de abril.
Quatro candidaturas estão inscritas: os professores Carlos Levi, da Coppe, e Antônio Ledo, da Faculdade de Medicina, que concorrem pela Chapa 10; Alcino Câmara, do Instituto de Economia, e Maria José Coelho, da Escola de Enfermagem Anna Nery, pela Chapa 12; Godofredo de Oliveira Neto, da Faculdade de Letras, e Léa Miriam, da Faculdade de Medicina, pela Chapa 20; e por fim, Ângelo da Cunha Pinto, da Escola de Química, e Eliezer Barreiro, da Faculdade de Farmácia, pela Chapa 99.
Em Macaé, o reitor e vice, após serem eleitos administrarão um Campus com 1040 alunos cursando uma das nove graduações oferecidas (Medicina, Química, Enfermagem e Obstetrícia, Farmácia, Engenharia de Produção, Civil, Mecânica, Ciências Biológicas e Nutrição).
Histórico - Inaugurado em julho de 2008, a unidade já havia iniciado sua expansão no município com a criação do Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé NUPEM/UFRJ), em 1994. Desde então, a presença da universidade em Macaé tem sido cada vez mais forte, estimulada pela demanda do município e da região.
Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, a necessidade de se oferecer à população uma formação educacional completa veio de encontro à proposta de interiorização da UFRJ.
- Com esta parceria foi possível oferecer aos macaenses e cidadãos vizinhos novos cursos superiores fazendo com que esses universitários continuassem a estudar em suas cidades e ainda de oferecer à Universidade Federal o apoio em sua visionária proposta educacional, avaliou o secretário.