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Procon alerta consumidores sobre problemas em comprar móveis em feiras itinerantes

13/11/2007 13:21:57 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Cada vez mais se torna necessário que consumidores tenham cuidado para não cair em situações desagradáveis. Na procuradoria Executiva de Defesa do Consumidor (Procon) são constantes as reclamações de pessoas que compraram móveis em feiras itinerantes em Macaé. Segundo o procurador do órgão público, Eraldo Viana Sant’Ana, nessas feiras há catálogos e mostruários, com fotos, divulgando produtos de alta qualidade, fato que não é verdadeiro.

- As pessoas são alvo de propagandas enganosas, ficando deslumbradas com preços razoavelmente atrativos. Inclusive os prazos de pagamento são longos: de 30 a 120 dias. Mas depois de concluído o negócio, o consumidor é obrigado a emitir cheques pré-datados ou cartões de crédito. E o pior: as lojas quase sempre entregam a mercadoria com atraso - denuncia Eraldo.

Ele lembra que há diversos casos, que além da demora, o material chega à casa do comprador faltando partes do conjunto do móvel. Ou seja, a mercadoria é entregue incompleta. Quando este telefona para a empresa a fim de reclamar sempre dizem que houve excesso de trabalho na fábrica, provocando o atraso e as falhas.

- Para entrar na Justiça e reivindicar seus direitos, o consumidor deve ter em mãos alguns dados importantíssimos da empresa como o CNPJ, a inscrição estadual, endereços e telefones – afirma o procurador. Ele também adverte que devem ser discriminados com minúcias os móveis, a forma de pagamento, a data da entrega e o número de cheques emitidos.

Além disso, Sant’Ana comenta que as pessoas devem reivindicar por suas razões, devidamente embasadas e com provas, para evitar injustiças e má fé por parte de pessoas que só visam o lucro, esquecendo do bem estar que anunciam para os outros.

O Procon atende na Rua Télio Barreto 28, entre 8h e 17h, de segunda a sexta-feira. Os telefones da procuradoria Executiva dos Direitos do Consumidor são: 2762-0057 ou 2772-4491.