É só o sol aparecer para a areia lotar. Nesta época do ano, os alertas para os cuidados na praia redobram. O banhista deve ficar atento à exposição excessiva ao sol, cuidados com a hidratação e também com os produtos vendidos na praia, alerta a secretaria de Defesa do Consumidor/Procon Macaé.
Produtos embalados e lacrados com garrafas, latas e caixas são os menos sujeitos à contaminação. Segundo Eraldo Sant’Ana, secretário de Defesa do Consumidor/Procon Macaé, o conteúdo só é consumido na hora que é aberto e ainda não tem contato manual.
Já os sanduíches, pastéis, empadas devem ser avaliados pelos próprios consumidores, principalmente em relação à higiene, recomenda o secretário. A própria aparência do ambulante é um fator a ser levado em consideração, aconselha o secretário. Outra dica é verificar se o ambulante usa luvas ao pegar no alimento.
“Comer alimentos perecíveis vendidos por ambulantes na praia é arriscado”, alerta o secretário. Ele lembra que o calor aumenta o risco de contaminação dos alimentos. O mesmo vale para as pessoas que gostam de levar lanche de casa para praia.