Foto: Maurício Porão
Evento faz parte da celebração do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor
Para iniciar as comemorações do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, celebrado nesta sexta-feira (15), foi realizado o "Painel do Consumidor" na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da 15ª subseção em Macaé, nesta quinta-feira (14). O evento foi uma parceria entre a Secretaria Municipal Adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Macaé) e a 15ª subseção em Macaé OAB local e abordou a responsabilidade dos influenciadores digitais em relação ao Código de Defesa do Consumidor.
- Com o crescimento das redes sociais e o impacto cada vez maior dos influenciadores sobre seus seguidores, a questão da transparência e veracidade das informações divulgadas se tornou ainda mais relevante. O "Painel do Consumidor" é mais uma ação que reforça a importância do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor e enfatiza a necessidade de garantir a proteção e a informação adequada para todos os cidadãos – comentou o secretário adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Macaé, Gilcimar Prata.
“Principalmente com o que está acontecendo hoje, quando estamos tendo oportunidade de trazer os estudantes e estamos levando o conhecimento na raiz, para aqueles que serão profissionais no futuro”, assinalou.
“A matéria aborda as situações do dia a dia que os consumidores enfrentam, estudamos o assunto e propomos uma solução”, pontuou Vitória, complementando a importância da roda de bate-papo abordar a promoção de relações comerciais justas e transparentes.
“A conscientização sobre os direitos do consumidor é essencial para o fortalecimento da cidadania”, acrescentou Gabriela.
“Com o crescimento do marketing de influência nas redes sociais, é comum ver personalidades digitais promovendo produtos e serviços para os seguidores. No entanto, a falta de transparência e a possibilidade de publicidade enganosa levantam questões sobre a responsabilidade desses influenciadores perante a legislação de defesa do consumidor”, ressaltou Odilaine.
“A conscientização sobre os direitos do consumidor é essencial para o fortalecimento da cidadania”, expressou.
“O debate sobre a responsabilidade dos influenciadores digitais em relação ao Código de Defesa do Consumidor é um tema atual, que deve ser cada vez mais discutido e acompanhado de perto pela sociedade em geral”, disse.