Propaganda é a arma do negócio, mas também é reclamação constante nos órgãos de defesa do consumidor. A secretaria de Defesa do Consumidor/Procon Macaé tem orientado os macaenses sobre o assunto.
- Esse é um tema que tem causado sérios transtornos e prejuízos aos consumidores. Nos deparamos diariamente com várias propagandas em revistas, jornais e televisão e em meio a essa quantidade de anúncios, acabamos induzidos ao erro, diz o secretário de Defesa do Consumidor, Eraldo Sant’Ana.
A arma, diz Sant’Ana, é o Código de Defesa do Consumidor que deve ser utilizado quando os direitos do consumidor forem desrespeitados. Em casos de propagandas com grandes descontos, o consumidor deve tomar cuidado porque muitas vezes as promoções só servem para atrair os clientes, sem necessariamente oferecer preços menores.
Outra orientação proposta pelo secretário é em relação ao oferecimento de produtos “grátis”, principalmente cursos que onde o aluno tem que pagar o material didático. “Em situações como essas, o custo do curso está embutido”, alerta Sant’Ana, pedindo aos consumidores que guardem sempre o material promocional junto com os contratos, assim é possível fazer a reclamação com mais segurança.
Novo golpe - Um novo golpe está sendo aplicado por telefone através de uma linha fixa. Segundo Sant’Ana, a pessoa diz ao consumidor que ele foi premiado. Nesse momento, diz o secretário, o consumidor é orientado a ligar para um número de celular para confirmar dados e assim poder receber o prêmio. O secretário alerta os consumidores a não fornecer seus dados por telefone. Em caso de dúvida procure o Procon Macaé. O Posto de Atendimento do Procon Macaé funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na rua Télio Barreto, nº 28, centro de Macaé.