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Procon Macaé orienta consumidores sobre o Black Friday

27/11/2014 17:16:00 - Jornalista: Equipe Secom

Nesta sexta-feira (28), acontece mais uma edição do Black Friday. A ação, realizada no Brasil desde 2010, reúne lojas físicas e lojas virtuais que oferecem produtos com descontos aos consumidores. Quem está disposto a mergulhar no Black Friday, deve ficar atento para não cair em armadilhas. Para quem pretende efetuar compras pela internet, a orientação do Procon Macaé é que os consumidores identifiquem os lojistas com o selo de qualidade "Black Friday Legal", criado pela organizadora do evento Camara-e.net, em parceria com o Busca Descontos.

Esse selo é dado a lojistas que realmente se comprometeram a oferecer descontos reais nos produtos. O coordenador do Procon Macaé, Carlos Fioretti, explica que é preciso verificar a segurança do site e da rede ao efetuar compras pela internet. “É importante também pesquisar a credibilidade das empresas nos sites de reputação e junto aos Procon’s. Compare preços e evite comprometer seu orçamento com dívidas”, esclarece.

Todo site deve exibir o CNPJ da empresa ou o CPF da pessoa responsável, além de informar o endereço físico onde a loja possa ser encontrada ou o endereço eletrônico para que possa ser contatada. Outro fato importante a ser lembrado é que a liquidação não elimina os direitos do consumidor. A empresa é responsável por cumprir qualquer oferta veiculada. A página virtual também é obrigada a disponibilizar canal para atendimento ao consumidor, o chamado Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) para o esclarecimento de dúvidas.

O consumidor também deve verificar os procedimentos para reclamações, devolução de produtos e prazos de entrega. O contrato deve ser disponibilizado antes da compra e o consumidor deve imprimir ou salvar em seu computador a página do site com os dados.

É recomendável que o consumidor somente efetue compras em sites confiáveis. Para verificar a segurança da página, ele deve clicar num símbolo de cadeado que aparece no canto da barra de endereço ou no rodapé da tela. O endereço da loja virtual deve começar com https://.

Computadores de acesso público não devem ser usados para comércio eletrônico ou internet banking. O consumidor pode verificar a reputação da loja junto aos órgãos de defesa do consumidor e na Junta Comercial do seu estado, assim como pesquisar rankings de reputação em sites, como o www.reclameaqui.com.br.

Para ajudar os consumidores, o Procon Macaé está disponibilizando uma lista de sites que devem ser evitados durante o Black Friday.

O Procon Macaé lembra que o prazo legal para o cliente se arrepender da compra é de sete dias a contar da assinatura do contrato ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação ocorrer fora do estabelecimento comercial – por telefone, em domicílio, via telemarketing, catálogos ou internet.

O Código de Defesa do Consumidor também estabelece prazo de 30 dias para reclamações aparentes e de fácil constatação para produtos não duráveis e 90 (noventa) dias para duráveis, contados a partir da identificação do problema.

O Procon lembra ainda que os produtos importados adquiridos no Brasil seguem as mesmas regras dos nacionais, desde que em estabelecimentos legalizados. O consumidor deve examinar a mercadoria e só assinar o documento de comprovação de recebimento após confirmar seu estado. Quaisquer irregularidades, tais como, maquiagem de preços, demora na entrega e não entrega do produto, devem ser justificadas e a empresa responsável deve resolver o problema.

Por fim, para evitar contratempos, é preciso que o consumidor fique atento e evite as compras por impulso. O consumidor não deve comprar apenas porque o produto está em promoção. Avalie se realmente precisa do item, alerta Carlos Fioretti, explicando que o consumidor também deve verificar se o desconto é real, pois algumas empresas aumentam o valor dos produtos dias antes do evento para reduzir no Black Friday. Para saber se o desconto realmente é vantajoso, é preciso monitorar os preços, pesquisando antecipadamente.