Ainda faltam duas semanas para o Dia das Mães e as lojas da cidade já estão bastante movimentadas. De olho na euforia dos filhos em busca de um presente, a secretaria de Defesa do Consumidor /Procon Macaé aproveita a oportunidade para orientar os consumidores. A atenção aos preços é uma das dicas do órgão de Defesa do Consumidor macaense.
Segundo o secretário Eraldo Sant’Ana, a pesquisa ainda é a melhor forma de economizar. Ele lembra que é importante que o consumidor verifique o preço exposto na mercadoria e o valor à vista.
Nas compras a crédito, o secretário recomenda a todos que observem a validade, a garantia do produto e os juros embutidos nos preços. Nas compras feitas com cheque pré-datado é recomendável escrever no cheque a data da apresentação acertada entre o consumidor e o lojista, colocando no verso a destinação do pagamento.
No caso de roupas, calçados e acessórios, o consumidor deve ficar atento às condições de troca. “Se a mercadoria não tiver defeito, o fornecedor só é obrigado a trocar se houver acordo prévio, que deve constar na nota fiscal ou na etiqueta do produto”, lembra Sant’Ana.
Porém, se o produto apresentar algum defeito inicialmente, recomenda-se que o consumidor procure resolver com o lojista ou com fabricante, aconselha. A reclamação, diz o secretário, pode ser feita por escrito. “Exija uma solução em 30 dias conforme determina o Código de Defesa do Consumidor”, frisa.
A saída pode ser optar por substituição do produto por outro igual ou semelhante, com acerto de preço, ou devolução do dinheiro corrigido ou abatimento proporcional ao preço pago, explica o secretário. A reclamação deve ser feita em 90 dias para produtos duráveis, trinta para não-duráveis, contados a partir da data em que a reclamação foi feita.