Foto: João Barreto
Direitos e deveres prescritos no Código de Defesa do Consumidor permanecem válidos na data
A Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) alerta consumidores para a famosa “Black Friday”, que será promovida nesta sexta-feira (25). O objetivo é evitar que o consumidor caia em práticas ilícitas e ilegais promovidas por pessoas mal intencionadas. Taxas de juros, número de parcelas e o custo efetivo total da operação devem ser observados.
- A Black Friday deste ano chama a atenção dos consumidores que aguardam o festival de ofertas para comprar produtos e adquirir serviços com preços e descontos atraentes. No entanto, o cliente deve tomar cuidado com as condições que a loja oferece e crimes contra o consumidor – avisa o Secretário Adjunto do Procon Macaé, Gilcimar Prata.
De acordo com o Secretário Adjunto do Procon-Macaé, os consumidores devem ficar atentos pois os direitos e deveres prescritos no Código de Defesa do Consumidor permanecem válidos no período de ofertas da Black Friday, além disso os consumidores devem ficar atentos à “maquiagem dos preços”, quando o fornecedor aumenta previamente os produtos para posteriormente baixá-los apresentando falsos descontos na referida data.
Desta forma, o Procon Macaé orienta consumidores sobre a importância de acompanhar e pesquisar a evolução dos preços nesta época do ano e evitar os anúncios contidos nas redes sociais, onde há publicidades falsas e práticas criminosas como a clonagem de sites de grandes empresas.
Confira as dicas do Procon: